
A 11ª Semana de Negócios e Empreendedorismo (SNE) de Campinas terminou nesta sexta-feira (31) com a tradicional Rodada de Negócios, realizada no Pátio do Relógio, na Vila Industrial. Organizado pela Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC), em parceria com a Prefeitura Municipal e o Ministério do Empreendedorismo, o evento reuniu cerca de 200 empresários de diversos setores, consolidando-se como um dos principais encontros regionais voltados à geração de parcerias e oportunidades comerciais.
A abertura contou com a Secretária de Desenvolvimento Econômico Tecnologia e Inovação , Adriana Flosi, e a presidente da ACIC, Nina Bertelli.
Conduzindo as atividades, Bertelli destacou o papel do evento na conexão entre empresas.
“Esse é um momento em que a gente pode expor ideias, mostrar o que é capaz de fazer. Vender é uma coisa muito gostosa de se fazer. É um grande prazer estar aqui com vocês, quero agradecer a todos que ajudaram na realização desse evento”, afirmou.

Rodada de Negócios cria conexões e impulsiona parcerias
Uma das atrações mais esperadas da SNE, a Rodada de Negócios exigiu inscrição paga — ao contrário da programação geral, que foi gratuita.
O formato dinâmico e acelerado contou com mais de 20 mesas simultâneas, reunindo grupos de oito a dez empresários em cada rodada.
Cada participante teve 40 segundos para apresentar seu pitch de vendas e dois minutos para troca de contatos. A metodologia, inspirada no programa AC Networking, permite que, em apenas quatro horas, cada empreendedor crie dezenas de novas conexões comerciais — algo praticamente inalcançável no cotidiano empresarial.
“A rodada tem um formato de sucesso já consolidado pelo AC Networking. Nele, os participantes mudam de mesa e interagem com novos grupos, ampliando as oportunidades de parcerias, novos clientes e fornecedores”, explicou Bertelli.

A atividade acompanha a SNE desde a sua primeira edição e já se tornou uma das mais aguardadas da programação. Com reuniões rápidas e objetivas, ela oferece aos participantes a chance de ampliar a rede de contatos, abrir portas para colaborações estratégicas e explorar novos mercados.
Parceria entre setores público e privado fortalece ambiente de negócios
Durante a cerimônia de encerramento, a secretária Adriana Flosi ressaltou o caráter colaborativo do evento. “A gente está muito feliz. Agradecemos a todos os patrocinadores, em especial ao Ministério do Empreendedorismo pela co-realização aqui conosco, pois sem ele não daríamos conta de fazer esse evento com tanta grandeza, além do apoio da Prefeitura de Campinas e da ACIC, que é a executora. Desejamos que vocês façam ótimos negócios hoje”, afirmou.
O prefeito Dário Saadi compareceu ao último dia da programação após viagem oficial e destacou o momento positivo da economia local.]
“Campinas se sente honrada em receber essa Semana de Negócios e Empreendedorismo. A cidade passa por um momento vibrante e muito importante para a nossa economia. Sabemos dos desafios, inclusive internacionais, mas temos indicadores fantásticos, tanto na produção quanto no consumo”, pontuou.

Ele também enfatizou a importância da integração entre o setor público e o produtivo. “A união do setor público com o setor produtivo nem sempre é fácil, mas queremos transformar a cidade de forma mais favorável para o empreendedorismo”, disse.
“Evento ajuda a economia local a crescer”, afirma Dário Saadi
Em entrevista ao Portal iG, o prefeito reforçou a relevância da atividade para o desenvolvimento econômico de Campinas.
“Esse evento estimula as rodadas de negócios. Ele permite a apresentação de produtos e serviços, que muitas empresas ainda não conhecem de outras empresas aqui de Campinas, ajudando a economia da cidade a crescer cada vez mais”, afirmou Saadi.
Mais do que uma atividade de networking, a Rodada de Negócios reflete o propósito central da SNE: impulsionar empresas a se reinventarem, ampliarem sua atuação e conquistarem novos mercados em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico.
Região soma mais de 340 mil microempreendedores
De acordo com dados da Receita Federal, entre setembro de 2024 e setembro de 2025, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) registrou 341.432 microempreendedores individuais (MEIs) ativos, sendo 130.571 apenas em Campinas.
Para a ACIC, esses números reforçam o vigor do empreendedorismo regional e a necessidade de espaços de conexão entre empresas, fornecedores e investidores.
O evento foi realizado no Prédio do Relógio, no Pátio Ferroviário (Rua Francisco Teodoro, 1050, Vila Industrial, Campinas).