Encontro reuniu especialistas e gestores
Foto: Prefeitura de Louveira
Encontro reuniu especialistas e gestores

Uma equipe da Vigilância em Saúde de Louveira, vinculada ao Departamento de Zoonoses da Secretaria de Saúde, participou, no último dia 21, do Fórum Nacional de Manejo Ambiental de Escorpiões, realizado em São Paulo. O encontro reuniu especialistas e gestores para analisar o aumento populacional de escorpiões e propor métodos de prevenção e controle, diante do crescimento expressivo de acidentes registrados no país.

O fórum foi promovido pela Federação Brasileira das Associações de Controle de Vetores e Pragas Sinantrópicas (Feprag) e reuniu pesquisadores e profissionais experientes.

Nos últimos dez anos, o Brasil registrou aumento de 149,3% nas notificações de acidentes com escorpiões, tendência que tende a se expandir para novas regiões e intensificar os riscos nas já afetadas.

Integração entre municípios e especialistas

Durante o evento, os participantes discutiram estratégias de manejo ambiental, monitoramento populacional e medidas preventivas, além da importância da educação comunitária e da atuação integrada entre órgãos municipais, estaduais e federais.


Os acidentes com escorpiões representam desafio crescente à saúde pública, devido à toxidade de algumas espécies e à necessidade de atendimento rápido.

A presença de Louveira no fórum reforça o compromisso municipal com atualização técnica e adoção de práticas nacionais de controle.

Além de orientar políticas locais, o encontro permitiu troca de experiências e acesso a metodologias modernas, fortalecendo a rede de colaboração entre municípios para reduzir riscos e melhorar protocolos de prevenção e resposta a incidentes.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes