Objetivo é integrar as políticas de desenvolvimento urbano regional e habitação
Foto: Prefeitura de Vinhedo
Objetivo é integrar as políticas de desenvolvimento urbano regional e habitação

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SDUH) e a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) promoveram, na manhã desta segunda-feira (20), em Vinhedo, o Encontro Técnico Regional do Plano de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (PDUH 2040). O evento reuniu representantes dos municípios da Região Metropolitanas de Campinas (RMC),  da Mogiana e da Bragantina para discutir diretrizes do plano estadual que orientará políticas públicas e investimentos urbanos até 2040.

A reunião foi conduzida pelo assessor especial de Planejamento da SDUH, Eduardo Trani, e pela diretora de Planejamento e Desenvolvimento Urbano da CDHU, Maria Cláudia Pereira, com apoio da vice-prefeita de Vinhedo e secretária de Assistência Social e Cidadania, Cristina Mazon.

A iniciativa faz parte de uma série de encontros técnicos que irão subsidiar as próximas etapas de elaboração do plano.

São Paulo amplia integração entre habitação e desenvolvimento urbano

Durante a abertura, Trani destacou o pioneirismo paulista na formulação de políticas públicas integradas.

“Estamos elaborando o primeiro plano estadual que vai além da Habitação de Interesse Social. Ele contempla o Desenvolvimento Urbano como um todo e será um instrumento poderoso para integrar políticas públicas a partir de indicadores econômicos e sociais”, afirmou.
Maria Cláudia Pereira reforçou o caráter inovador do projeto.

“Esse plano é inovador justamente por integrar políticas de desenvolvimento urbano regional com a de habitação. Não se pode discutir melhorias habitacionais sem considerar o território e as particularidades de cada cidade”, explicou.

O PDUH 2040 está estruturado em três eixos principais: Urbanismo e Habitação Social; Infraestrutura e Mobilidade e Meio Ambiente e Mudança do Clima e se alinha ao Estatuto da Metrópole, aos Planos de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUIs) e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Dados regionais apontam desafios e oportunidades

Após a abertura, a CDHU apresentou um panorama da região de Campinas, que abrange 85 municípios e cerca de 6,8 milhões de habitantes, responsáveis por 19,5% do PIB paulista.

A área se destaca por sua diversidade econômica, com polos de tecnologia, bioenergia, logística e serviços, além de abrigar três Regiões Metropolitanas: Campinas, Piracicaba e Jundiaí.

O levantamento revelou crescimento urbano de 156% nas últimas décadas — o terceiro maior do Estado — impulsionado pela expansão ao longo das rodovias Fernão Dias, Anhanguera, Bandeirantes e Dom Pedro I.

Também foi ressaltada a relevância do Aeroporto Internacional de Viracopos, responsável por um terço da carga aérea movimentada no Brasil, ainda que enfrente carência de infraestrutura e serviços de apoio.


A superintendente de Planejamento e Operações da CDHU, Mônica Rossi, alertou para o esvaziamento dos centros urbanos, especialmente em Campinas, e defendeu políticas de reocupação planejada.

“Nosso Estado é como um país. Trocar experiências entre cidades é compartilhar instrumentos legais e políticas que fazem a diferença, como leis de fomento às áreas centrais”, afirmou.

Em relação à habitação, a Região Metropolitana de Campinas (RMC) apresenta déficit habitacional acima da média estadual, respondendo por 5,8% do total no Estado.

No campo ambiental, foram apontados desafios relacionados à segurança hídrica, baixa cobertura vegetal em áreas de preservação permanente, alta vulnerabilidade de aquíferos e pressão sobre mananciais.

Próximas etapas e consulta pública

Desde 2023, a SDUH conduz o processo de elaboração do plano por meio de oficinas internas e regionais, dentro do Circuito ONU-Habitat.

No primeiro semestre de 2025, foram apresentados seis Cadernos Temáticos com diagnósticos que servirão de base para os nove Cadernos Regionais, a serem concluídos a partir das contribuições colhidas nos encontros técnicos.

O material completo e a versão preliminar do PDUH 2040 estão disponíveis no site da CDHU.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes