
O Estacionamento do Povo, localizado ao lado da Prefeitura de Valinhos, passou a integrar o sistema de videomonitoramento da cidade. O espaço, que oferece mais de 200 vagas gratuitas, foi incluído na malha de vigilância do Centro de Operações e Inteligência ( COI) da Guarda Civil Municipal ( GCM) com a instalação de uma câmera de alta performance, do tipo PTZ, com zoom digital e rotação de 360 graus.
Segundo o comandante da GCM, Anderson Gomes, a nova medida amplia a proteção da área e garante maior eficiência na prevenção de ocorrências.
“Esta integração reforça a segurança no local e amplia a eficiência do nosso sistema de vigilância, garantindo mais proteção tanto para os usuários quanto para o patrimônio público”, afirmou.
Vigilância estratégica com tecnologia de ponta
A inclusão do espaço no COI amplia o alcance da plataforma inteligente de segurança da cidade, que já conta com 67 câmeras OCR (leitura automática de placas) e mais de mil dispositivos conectados em diversos pontos do município.
O sistema atua em tempo real no suporte a operações da GCM e no registro de ocorrências, com integração a setores como saúde, trânsito, educação e comércio.
O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osvaldo Rocco, reforça a importância do monitoramento. “É uma ferramenta estratégica para a segurança urbana. Com essa câmera, podemos prevenir ocorrências, agir com rapidez e inibir atividades irregulares no local”, destacou.
Vagas gratuitas e valorização do Centro
Inaugurado em abril de 2024, o Estacionamento do Povo funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, e aos sábados, das 8h às 14h, com acesso pela Avenida Dino Celani (antiga Avenida dos Imigrantes).
A área de cerca de 4 mil m² no terreno da antiga fábrica da Rigesa foi cedida sem custos à Prefeitura, atendendo a uma demanda histórica da população e do comércio local.
O decreto que regulamenta o uso do espaço proíbe a atuação de flanelinhas ou qualquer tipo de cobrança. A medida integra o projeto de revitalização do centro da cidade, promovendo mobilidade, comodidade e estímulo à economia local.