
A campanha Julho Amarelo, promovida pelo Ministério da Saúde, busca conscientizar a população sobre os riscos das hepatites virais e a importância do diagnóstico precoce. Em Valinhos, os testes rápidos para detecção das hepatites B e C estão disponíveis gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro Especializado em Doenças Infectocontagiosas (CEDIC) e Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).
Silenciosas na maioria dos casos, as hepatites virais podem causar inflamações leves a graves no fígado, com consequências que vão desde mal-estar até complicações crônicas e necessidade de transplante.
Como os sintomas geralmente não aparecem nas fases iniciais, o teste é fundamental para detectar a infecção e iniciar o tratamento, que tem cura.
Contato com sangue contaminado é principal via de transmissão
As hepatites B e C são transmitidas, principalmente, por meio do contato com sangue contaminado. Isso pode ocorrer no compartilhamento de seringas, agulhas e objetos perfurocortantes, como materiais de manicure, tatuagem, piercings, equipamentos odontológicos e objetos usados no consumo de drogas.
No caso da hepatite B, também há risco de transmissão sexual e vertical — da mãe para o bebê durante a gestação ou parto.
Além das hepatites, o CEDIC/CTA e as UBSs também realizam testes rápidos para HIV e sífilis. A secretária de Saúde de Valinhos, Luciana Pignatta, reforça que a prevenção continua sendo a principal aliada da saúde pública.
“A prevenção é a estratégia mais eficaz para reduzir a incidência destas infecções. Por isso, esta campanha para alertar sobre os riscos é muito importante”, afirmou.
Locais e horários de testagem gratuita em Valinhos
Os testes podem ser feitos de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h, no CEDIC/CTA, que funciona na Avenida Brasil, 144, Vila Santana (prédio da UBS Vila Santana). Todas as UBSs do município também oferecem o serviço.
Dentro da programação do Julho Amarelo, o CEDIC/CTA terá dois dias com atendimento especial:
Sábado, 26 de julho: das 8h às 16h
Segunda-feira, 28 de julho: das 9h às 18h
Essas ações visam ampliar o acesso ao diagnóstico e incentivar a população a buscar os serviços de saúde, mesmo na ausência de sintomas.