
Em celebração ao Dia Internacional da Enfermagem, comemorado em 12 de maio, a Santa Casa de Vinhedo presta homenagem aos profissionais de enfermagem de todo o Brasil. Na instituição, os 272 colaboradores do setor são considerados peças-chave na filosofia da atual gestão do hospital. "A atuação de nossa equipe, há mais de um ano e meio, baseia-se na humanização e no acolhimento, sempre seguindo o que é preconizado pela Ciência", afirma o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.
O Dia Internacional da Enfermagem homenageia a britânica Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada a referência da Enfermagem moderna no mundo. Ela ganhou destaque ao treinar enfermeiras durante a Guerra da Crimeia, onde organizou o atendimento aos soldados feridos, sendo apelidada de "Dama da Lamparina" por suas rondas noturnas para auxiliar os combatentes.
Cuidado Humanizado e Aperfeiçoamento Contínuo
Rosiane Ampudia, gerente de Enfermagem da Santa Casa há três anos, também defende o atendimento acolhedor e humanizado praticado na instituição.
"Assistimos aos pacientes e familiares como se fossem da nossa família e buscamos aperfeiçoar o serviço a cada dia, com qualidade, organização e fraternidade. Todos que vêm até nós merecem esse tratamento", revela.
Alcione Maria Soares dos Passos, enfermeira do Núcleo de Educação Continuada (NEC) e coordenadora das clínicas Médica e Cirúrgica e do SCIH da Santa Casa, desempenha diversas funções importantes, incluindo a capacitação dos profissionais.
"Só podemos ter um atendimento de qualidade com o aperfeiçoamento. A Educação Continuada na Enfermagem é o farol que ilumina um cuidado de excelência. Renova a prática e o compromisso com o bem-estar dos pacientes", destaca Alcione, que está na Santa Casa há seis anos.
O provedor Julliano Gasparini complementa: "Nosso trabalho é norteado por cinco princípios: Deus/Jesus Cristo, Ciência, Humanização, Acolhimento e Amor.
Buscamos sempre a melhoria da estrutura física do hospital, mas tão importante quanto isso é a questão humanitária. Sem amor e acolhimento não se trata pessoas que necessitam de cuidados".