
Uma grande operação conjunta de segurança foi deflagrada na última quarta-feira (21) em 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas ( RMC). Coordenada pelo recém-inaugurado Centro de Inteligência Metropolitano(CIM) e liderada pela cidade de Vinhedo, a ação se estendeu por todo o dia, mobilizando diversas equipes.
A operação abrangeu 84 locais vistoriados, resultando na condução de sete pessoas à delegacia para averiguação. Dentre estas, duas foram presas em flagrante pelo crime de receptação.
Resultados da Operação e o papel do CIM
As apreensões foram significativas, incluindo uma arma de fogo (revólver calibre 38), 120 porções de maconha, 80 unidades da droga sintética K2, 125 pedras de crack e 233 gramas de cocaína.
Além disso, foram recuperados impressionantes 507 quilos de cobre, cuja origem será alvo de investigação. A operação também gerou 12 notificações administrativas, sendo três delas em Vinhedo: uma por falta de alvará e duas por questões ambientais.
Esta ação faz parte de uma série de esforços coordenados entre as cidades da RMC para combater o crime organizado, o tráfico de drogas e crimes patrimoniais, como furto e receptação de materiais metálicos. O CIM destacou a importância da integração entre os municípios para a eficácia de tais operações.
Inaugurado em maio deste ano, o Centro de Inteligência Metropolitano (CIM) tem como principal função articular os núcleos de Inteligência das guardas municipais das 20 cidades da RMC.
O objetivo é promover a cooperação, o compartilhamento e a análise de dados, além da definição de estratégias e a realização de operações conjuntas no enfrentamento à criminalidade na região.