
O Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, em Valinhos, será palco de uma oficina cultural e pedagógica imperdível neste sábado, 24 de maio, às 10h. O projeto "Nhe Nhe Nhem", idealizado pela Kurumi Educação, promete uma experiência divertida e reflexiva para o público, mediada por Aiyra Laura Tomé, Zezé Baldassim e Lucas Martins. A atividade é gratuita, aberta ao público, tem duração de 1h20 e oferece até 40 vagas para participantes a partir de 10 anos de idade.
"Nhe Nhe Nhem" é um jogo de cartas que celebra o riso como um ato de sabedoria e conexão. Com 70 cartas repletas de desafios, mímicas e provocações, o jogo tem como objetivo principal fazer o outro rir.
Sua inspiração vem dos palhaços sagrados e figuras cômicas de diversos povos indígenas ao redor do mundo, como os Heyoka (Lakota), Hotxuá (Krahô), Llamichu (andinos), Pajkola (Yaqui), Koredugaw (Bambara) e Kóllon (Mapuche).
Riso que Educa e Conecta
Mais do que apenas entreter, "Nhe Nhe Nhem" convida à descolonização do riso. Cada carta carrega a irreverência ancestral que rompe a seriedade colonial, lembrando que brincar, rir e questionar a ordem também são formas de sabedoria.
Além do jogo físico, o projeto oferece uma plataforma online gratuita no site da Kurumi, com uma versão digital para toda a família e um e-book exclusivo sobre os palhaços indígenas, que conta com audiodescrição e tradução em Libras, garantindo acessibilidade a todos.
Com uma linguagem inclusiva e educativa, o jogo propõe-se a provocar risos e reflexões em diferentes ambientes, como salas de aula, rodas de conversa e encontros familiares.
Serviço
Oficina Nhe Nhe Nhem
Dia: 24/05/2025 (sábado)
Hora: das 10h às 12h
Local: Museu e Acervo Municipal Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto | R. Doze de Outubro, s/nº - Centro, Valinhos/SP
Indicação etária: 10+
Ingresso: gratuito (40 vagas)
Inscrições: https://www.kurumieducacao.org/oficinadejogo
Acessibilidade comunicacional: LIBRAS Acessibilidade arquitetônica para pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida: SIM