Na última segunda-feira (2), durante as fortes chuvas que atingiram Vinhedo , o Centro de Operações Integradas (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM) e a Defesa Civil trabalharam em conjunto para monitorar as áreas de risco por meio de câmeras de vigilância equipadas com tecnologia baseada em Inteligência Artificial (IA).
O sistema em teste, chamado Irisity, utiliza algoritmos avançados para realizar monitoramento em tempo real. Essa tecnologia permite identificar pontos críticos, como regiões sujeitas a alagamentos e deslizamentos, de forma ágil e precisa. As imagens analisadas pelo COI foram fundamentais para que a Defesa Civil respondesse rapidamente, reduzindo potenciais impactos das chuvas.
Tecnologia em benefício da segurança e prevenção
Inicialmente projetado para a prevenção de crimes, o sistema Irisity é capaz de distinguir características físicas, identificar objetos e reconhecer padrões de comportamento. Com a ampliação de suas funcionalidades, a ferramenta está sendo testada para a gestão de riscos urbanos, ajudando a monitorar áreas sensíveis durante eventos climáticos extremos.
A integração estratégica dessa tecnologia visa aumentar a resiliência de Vinhedo frente a desastres naturais. A Prefeitura aposta no monitoramento inteligente como uma ferramenta para proteger a população e garantir respostas rápidas e eficientes durante emergências.
O sistema está em fase de testes e integra o plano de segurança pública e gestão de riscos do município, com foco no uso de tecnologia avançada para ações preventivas e sustentáveis.