Evento discutirá questões relacionadas ao acolhimento de pessoas com deficiência
Foto: ESG Insights
Evento discutirá questões relacionadas ao acolhimento de pessoas com deficiência

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPCD) de Vinhedo realiza nesta quinta-feira (5), a partir das 9h, uma reunião ampliada na Secretaria de Assistência Social e Cidadania para debater questões relacionadas ao acolhimento de pessoas com deficiência . Aberto à população, o evento contará com palestras de especialistas e visa promover reflexões sobre inclusão e acessibilidade.

A reunião faz parte das ações em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no último dia 3 de dezembro. Instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a data busca reforçar os direitos das pessoas com deficiência, celebrar suas conquistas e destacar a importância da acessibilidade para toda a sociedade.

Programação e temas abordados

A presidente do CMDPCD, Silene Bertolini, abrirá o evento, que terá como primeira palestra “Capacitismo: O que isso tem a ver comigo?”, apresentada pela especialista Nadja Freitas. Mestre em Análise do Comportamento Aplicada e vice-presidente do conselho, Nadja atua há mais de uma década na área de educação especial e coordena projetos voltados ao atendimento de crianças com desenvolvimento atípico.

Outras duas palestras complementam a programação: “Deficiências e acessibilidade atitudinal”, com Nicolas Setsuo Sakumoto, terapeuta ocupacional especializado em tecnologias assistivas e saúde mental, e “Atendendo à Pessoa com Deficiência no Serviço Público”, com Jony Anderson de Oliveira, especialista em educação inclusiva e acessibilidade.


Reflexão e impacto social

Além de discutir as barreiras enfrentadas por pessoas com deficiência, o evento pretende fomentar práticas que valorizem a diversidade e os direitos humanos. Segundo a ONU, cerca de 10% da população mundial possui algum tipo de deficiência, reforçando a necessidade de iniciativas que reduzam desigualdades e promovam o desenvolvimento inclusivo.

A programação ressalta o papel do CMDPCD em fortalecer políticas públicas de inclusão e conscientizar a sociedade sobre a importância de um olhar mais humano e equitativo em todos os espaços sociais.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!