A Prefeitura de Vinhedo anunciou novidades no pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) a partir de 2025. O tradicional carnê ganha a companhia do aplicativo Tributo Fácil Vinhedo , que será gratuito e compatível com dispositivos Android e iOS. Com a nova ferramenta, os contribuintes poderão acessar informações detalhadas sobre os débitos, visualizar imóveis vinculados ao CPF e realizar pagamentos de maneira mais prática, incluindo a opção via PIX.
De acordo com a Secretaria de Finanças e Economia, o objetivo é substituir gradativamente os carnês impressos, promovendo mais acessibilidade e transparência no gerenciamento de tributos municipais. O aplicativo estará disponível para download em dezembro, em data a ser divulgada. O carnê de 2025 trará um QR Code que permitirá o acesso direto ao app.
Além das funcionalidades para consulta de parcelas vencidas e futuras, o Tributo Fácil Vinhedo oferecerá uma seção de perguntas e respostas para simplificar o entendimento sobre o IPTU. Também será possível acessar informações institucionais da prefeitura e realizar contribuições voluntárias para entidades como os Bombeiros e o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Descontos e pagamentos
Os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão descontos progressivos: 10% para pagamentos realizados até 15 de janeiro e 5% até 17 de fevereiro. Há também a possibilidade de parcelamento em até 12 vezes sem desconto, com a primeira parcela vencendo em 15 de janeiro.
Além do aplicativo, os boletos estarão disponíveis no site oficial da prefeitura ( www.vinhedo.sp.gov.br ), no banner dedicado ao IPTU, e serão enviados pelos Correios. Caso não receba o carnê ou não consiga imprimir o boleto, o contribuinte pode solicitar a impressão nas Centrais SIM, localizadas no Centro e na Capela.
Ajustes e isenções
O reajuste do IPTU para 2025 seguiu o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) acumulado entre outubro de 2023 e outubro de 2024, com uma variação de 4,76%.
Pedidos de isenção para aposentados, conforme previsto em lei municipal, poderão ser realizados entre janeiro e 30 de junho de 2025. O prazo também é válido para a realização da Prova de Vida. Eventuais divergências de informações no IPTU devem ser contestadas nas Centrais SIM em até 15 dias após o recebimento do carnê.