
Cinco escolas da rede municipal de Vinhedo participaram do projeto cultural e educacional “Histórias Ilustradas”, iniciativa que incentiva a leitura, a escrita e a consciência ambiental por meio da produção de cartas ilustradas. A ação convidou crianças a refletirem sobre a biodiversidade e o cuidado com o meio ambiente, estimulando a criatividade e o protagonismo estudantil.
Participaram da atividade alunos dos 4º e 5º anos das Escolas Municipais (E.M.) Abel Maria Torres, E.M. Doutor Abrahão Aun, E.M. Dom Mathias, E.M. Professora Maria de Lourdes Von Zuben e E.M. Doutora Nilza Maria Carbonari Ferragut.
As produções, realizadas individualmente ou em duplas, expressam o olhar das crianças sobre a preservação da natureza e o papel de cada cidadão na construção de um planeta mais sustentável.
Projeto mobilizou mais de 3 mil estudantes em cinco cidades
No total, o “Histórias Ilustradas” envolveu 3 mil estudantes e 81 professores, resultando em 134 obras produzidas.
O material compõe um livro coletivo, distribuído gratuitamente a 63 escolas públicas de Porto Real, Itatiaia e Resende, cidades do estado do Rio de Janeiro, além de Sumaré e Vinhedo, no interior de São Paulo.
A iniciativa promoveu uma valiosa troca de experiências entre diferentes redes de ensino, reforçando o papel da educação como ferramenta de integração e transformação social.
Algumas das cartas criadas pelos alunos foram enviadas a autoridades e representantes políticos, em um gesto simbólico de diálogo e conscientização ambiental, dando voz às crianças sobre os desafios e responsabilidades de preservar os recursos naturais.
Realizado pela Flamingo Comunicação, o projeto tem patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e apoio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).