
Representantes das diretorias de Estações de Tratamento de Água e de Combate às Perdas da Sanebavi (Saneamento Básico Vinhedo) participaram, na última quinta-feira (6), do encontro promovido pelo Consórcio PCJ (Consórcio das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí), em Santa Bárbara d’Oeste, que marcou a reativação do Grupo Regional de Combate às Perdas Hídricas.
O evento reuniu gestores, técnicos e especialistas de municípios, empresas e serviços de abastecimento das Bacias PCJ para discutir estratégias de redução das perdas de água e aprimoramento da eficiência operacional dos sistemas de saneamento.
A reativação do grupo busca fortalecer a troca de experiências e alinhar ações regionais para mitigar desperdícios e ampliar a disponibilidade hídrica.
Troca de experiências e capacitação técnica
Durante o encontro, o professor e engenheiro Daniel Manzi apresentou a palestra “Como as perdas acontecem: tecnologias e estratégias para controle de perdas reais e aparentes”, destacando o papel das novas tecnologias no monitoramento de redes e no controle de vazamentos.
Ele reforçou que, apesar dos avanços tecnológicos, a boa técnica e a capacitação profissional continuam sendo determinantes para o sucesso das ações de combate às perdas.
Na sequência, o representante do Escritório Internacional da Água (OIEau), da França, Cédric Banliard, trouxe uma visão internacional sobre capacitação técnica no setor de saneamento, relatando a experiência francesa com o Centro de Treinamento do OIEau, em Limoges, referência mundial em formação de profissionais de recursos hídricos.
Segundo Banliard, mais de 6 mil pessoas foram capacitadas, em 2024, em mais de 80 tipos de cursos especializados.
Gestão eficiente e sustentabilidade hídrica
Durante a abertura do evento, o vice-presidente do Consórcio PCJ para Assuntos Institucionais e prefeito de Pedreira, Fábio Vinicius Polidoro, ressaltou a relevância do tema.
“Um dos grandes desafios das cidades é o controle das perdas hídricas. Iniciativas como esta ampliam o acesso a conhecimento e capacitação, fundamentais para uma gestão eficiente da água”, afirmou.
O engenheiro e professor Dr. Antônio Eduardo Giansante, que acompanhou a tradução da fala de Banliard, destacou que o exemplo francês reforça a importância da formação contínua dos profissionais do setor diante dos efeitos das mudanças climáticas.
Na parte final do encontro, o coordenador de projetos do Consórcio PCJ, Aguinaldo Brito Júnior, anunciou que o Grupo de Perdas retomará as atividades regulares a partir de 2026, com encontros periódicos voltados à troca de experiências, apresentação de novas tecnologias e discussão de soluções conjuntas para as Bacias PCJ.
Compromisso com o uso racional da água
O secretário executivo do Consórcio PCJ, Francisco Lahóz, encerrou o evento lembrando que a sustentabilidade hídrica começa com o combate ao desperdício.
“Precisamos fazer nossa lição de casa. O controle das perdas nas redes é o primeiro passo para garantir mais água disponível para todos”, disse.