
O ano letivo de 2026 marcará uma mudança significativa na rede municipal de ensino de Valinhos. A Prefeitura anunciou que, a partir de fevereiro, as crianças do Infantil 1 ao 5º ano do Fundamental terão cinco aulas por dia — em vez de quatro. A medida vai beneficiar cerca de 7 mil alunos.
O novo currículo contempla aprendizagens fundamentais em Língua Portuguesa e Matemática, além de incluir aulas regulares de Artes, Educação Física e Inglês.
Pela primeira vez, a língua estrangeira será oferecida desde a Educação Infantil. Para suprir a nova demanda, 60 professores serão contratados até dezembro.
Mais tempo de aprendizagem
De acordo com a diretora pedagógica dos anos iniciais, Gizele Bevilacqua, a ampliação da jornada representa um avanço expressivo. “Hoje os alunos carecem dos especialistas de Artes e Inglês e, no ano que vem, terão acesso a essas disciplinas de modo regular.
Uma aula por dia a mais parece pouco, mas são 200 horas a mais por ano – ou mil horas no ciclo do 1º ao 5º ano. Todos nós vamos ganhar com isso: alunos, professores, famílias e sociedade”, destacou.
A mudança também altera o horário de saída. No período da manhã, as turmas que saíam às 10h40 passarão a sair às 11h30. À tarde, a saída será às 17h30.
O prefeito Franklin Duarte de Lima afirmou que a medida corrige uma distorção histórica. “Valinhos era o único município da Região Metropolitana de Campinas com carga horária reduzida. Mais tempo na escola significa mais oportunidades de aprender, explorar e desenvolver habilidades essenciais para a vida”, afirmou.
Reforço no quadro de profissionais
A ampliação faz parte de um processo de valorização e fortalecimento da rede municipal. Em 2025, já foram convocados mais de 140 novos profissionais, entre professores, auxiliares de desenvolvimento infantil (ADIs) e equipe de apoio.
Até dezembro, esse número chegará a 220 contratações — o maior reforço no quadro da Educação nos últimos dez anos.
O secretário de Educação, André Amaral, ressaltou a importância dos profissionais.
“Nenhuma transformação acontece sem o compromisso de quem está na sala de aula. Estamos ampliando o quadro, investindo em formação e reconhecendo o trabalho de todos”, disse.
Alfabetização como prioridade
A decisão de ampliar a carga horária também responde ao desafio dos baixos índices de alfabetização. Segundo o Índice Criança Alfabetizada (ICA), em 2024 apenas 48,21% dos estudantes da rede municipal estavam alfabetizados na idade correta, abaixo do registrado em 2023 (50,7%).
Com a adesão ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e a implementação do programa Tempo de Alfabetizar, Valinhos busca corrigir essa defasagem.
“A melhoria dos indicadores será uma consequência natural de um ensino de qualidade e de práticas pedagógicas consistentes”, afirmou Amaral.
Plano para elevar a qualidade
Entre as metas estabelecidas pela Secretaria estão: implantação do Centro de Referência em Saberes, Competências e Educação em Rede (CRESCER), criação de um sistema de avaliação e monitoramento da aprendizagem, fortalecimento da educação inclusiva e revisão do Plano Municipal de Educação, prevista para 2026.
Nos últimos meses, a Prefeitura também distribuiu materiais escolares, uniformes completos e, pela primeira vez, pares de tênis para todos os alunos da rede.
A gestão municipal afirma que a ampliação da jornada escolar é apenas o início de uma série de mudanças estruturais que devem elevar a qualidade da Educação em Valinhos e garantir igualdade de oportunidades às crianças da cidade.