Estresse pode gerar desequilíbrios nutricionais que se refletem diretamente no corpo
Foto: Divulgação
Estresse pode gerar desequilíbrios nutricionais que se refletem diretamente no corpo

O estresse não afeta apenas a mente: ele pode se manifestar no corpo de diversas maneiras, como queda de cabelo em maior quantidade, unhas frágeis que descamam ou quebram com facilidade, alterações na pele — acne, ressecamento ou manchas —, ganho de peso ou dificuldade para emagrecer, e cansaço constante mesmo após noites de sono.

Brasil e os impactos do estresse

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil lidera o número absoluto de pessoas com transtorno de ansiedade, com cerca de 18,6 milhões de brasileiros afetados.

O país também figura em quarto lugar no ranking global de estresse, com apenas 26% da população afirmando não ter sofrido picos de estresse que comprometam a rotina ao longo de um ano.

O impacto é particularmente severo para as mulheres. Uma pesquisa global revelou que 46% das mulheres da Geração Z relatam impactos significativos na rotina devido ao estresse, contra 33% dos homens.

Além disso, mais da metade das mulheres brasileiras (53%) afirmam experimentar níveis mais elevados de estresse do que no ano anterior.

Consequências físicas e cuidados necessários

Dra. Vera Lúcia, especialista em terapia ortomolecular
Foto: Divulgacao
Dra. Vera Lúcia, especialista em terapia ortomolecular


Para a especialista em terapia ortomolecular, Dra. Vera Lúcia, o estresse vai além do aspecto emocional e pode gerar desequilíbrios nutricionais que se refletem diretamente no corpo:


“O estresse desequilibra o organismo, provoca carências de nutrientes essenciais e pode ser um gatilho para problemas estéticos e de saúde, como perda capilar, fragilidade das unhas, alterações na pele e dificuldades no controle de peso. Cuidar do equilíbrio físico e emocional é fundamental para prevenir esses impactos visíveis e invisíveis.”

Entre os caminhos para recuperação, especialistas recomendam

- Terapia ortomolecular, para reequilibrar o organismo;
- Hábitos saudáveis, incluindo sono regular, alimentação equilibrada e prática de atividade física;
- Técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e respiração profunda.

A campanha “Setembro do Equilíbrio” reforça a importância de cuidar da saúde integral, lembrando que atenção aos sinais de alerta e adoção de hábitos saudáveis ajudam a resgatar vitalidade e bem-estar.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!