Absorventes arrecadados foram destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social
Foto: Câmara de Vinhedo/ Divulgação
Absorventes arrecadados foram destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social

A Campanha de Arrecadação de Absorventes 2025, promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Vinhedo (Funssol) e pela Câmara Municipal, registrou a doação de 211 unidades do item de higiene pessoal. A iniciativa começou em 28 de maio, Dia Internacional da Dignidade Menstrual, e encerrou-se em 31 de julho.

Os absorventes arrecadados foram destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade social atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Rede Solidária, Abordagem Social e outras demandas pontuais.

Mobilização e parcerias

A campanha contou com apoio de empresas, comércios, condomínios e repartições públicas, que receberam caixas de coleta. Como em anos anteriores, a sede da Câmara Municipal foi ponto fixo de arrecadação e promoveu um Dia D voltado à mobilização interna, com a participação de vereadores e servidores.

“Este ano, mais uma vez, colaboramos com a causa. Precisamos reduzir as desigualdades no acesso a produtos essenciais à saúde menstrual, uma realidade que afeta milhares de meninas e mulheres. O Legislativo sempre estará disponível para apoiar ações que proporcionem justiça social”, afirmou o presidente da Casa, vereador Márcio Melle.

Conscientização e direito básico

O Dia Internacional da Dignidade Menstrual foi instituído pela Organização Mundial da Saúde para alertar que menstruar com dignidade é um direito humano básico.


Desde 2023, a Câmara de Vinhedo promove ações específicas sobre o tema, incorporando agora essa pauta de forma permanente às suas iniciativas solidárias.

O CRAS é a porta de entrada para os serviços de Assistência Social, com foco no fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, enquanto o CREAS atende famílias e indivíduos em situação de risco social ou que tiveram direitos violados.

O Fundo Social de Solidariedade está localizado na Praça Sant’Ana, 66-A, Centro, e atende pelo telefone (19) 3826-7800, ramais 1990 e 1991.

    Comentários
    Clique aqui e deixe seu comentário!
    Mais Recentes