Alícia Stella Scudilio, 18 e Sophia Bonetto, 18, alunas do Sesi Valinhos
Foto: Everton Amaro/ Fiesp
Alícia Stella Scudilio, 18 e Sophia Bonetto, 18, alunas do Sesi Valinhos

A segunda edição do Programa Passaporte para o Futuro beneficiou 35 alunos do Sesi-SP, entre eles três da região de Campinas, com bolsas para estudar no exterior em universidades entre as 200 melhores do mundo, segundo o ranking Times Higher Education 2024.

Caio dos Santos Araújo Alves, 19, do Sesi Campinas Amoreiras, vai cursar Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação na University of Washington (EUA). Para ele, a conquista representa o resultado do esforço coletivo da família. “É o resultado de gerações que lutaram para que eu tivesse a chance de estar onde estou hoje”, afirma.

Alunas de Valinhos embarcam para o Canadá e EUA

Duas alunas do Sesi Valinhos também embarcam nesta jornada. Alícia Stella Scudilio, 18, vai estudar Engenharia de Recursos Biológicos na McGill University (Canadá).

Ela destaca o Sesi como um ambiente que acredita no potencial dos alunos e amplia horizontes.

Sophia Bonetto, 18, seguirá para a University of North Carolina, onde cursará Engenharia Biomédica. “O Sesi sempre foi mais do que só uma escola, foi o lugar onde comecei a enxergar possibilidades”, conta.


Expectativas e futuro do programa

Os estudantes ressaltam a importância do contato com outras culturas e a visão ampliada que esperam adquirir. “Quero voltar com outra visão de mundo, mais preparada e segura do caminho que estou construindo”, diz Sophia.

Durante evento em julho, o presidente da Fiesp, Josué Gomes da Silva, anunciou a ampliação do programa para 50 estudantes em 2026.

O Passaporte para o Futuro oferece formação técnica e experiências multiculturais, visando formar líderes críticos e empreendedores.

Sobre o programa

Voltado a alunos do 3º ano do Ensino Médio da rede Sesi-SP, o programa concede bolsas para graduações em áreas estratégicas para o desenvolvimento industrial, como Engenharia, Inovação, Tecnologia da Informação e Ciências Aplicadas.

Desde o lançamento em 2023, 19 estudantes da primeira turma já cursam o primeiro ano no exterior em universidades como Harvard, New York University e McGill University.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!