
O segundo semestre no Centro Cultural Vicente Musselli, em Valinhos, começa com a abertura de 366 novas vagas em seis cursos gratuitos. A partir de segunda-feira (28), interessados poderão se inscrever em atividades nas áreas de música, artes visuais e dança. A principal novidade é a volta do curso de Desenho Artístico, suspenso há seis anos, além da reativação das aulas de Flamenco e da ampliação de vagas para Pintura em Tela.
Com a contratação de três novos monitores culturais, o Centro retoma sua oferta completa e amplia o atendimento à população. “Conseguimos abrir turmas para quem trabalha durante a semana, com aulas também aos sábados”, afirmou o secretário de Cultura, Fabrício Bizarri.
Os cursos de Violino, Acordeon e Cavaquinho também passam a contar com mais horários, após o remanejamento da carga horária dos professores. Destaque para a criação de turmas de “baby class” em violino, voltadas a crianças a partir de 4 anos.
Aulas em duas unidades e inscrições online
As aulas de música serão oferecidas na Unidade I (Rua José Milani). Já os cursos de Flamenco, Desenho Artístico e Pintura em Tela serão ministrados na Unidade II (Av. Joaquim Alves Corrêa). Há opções em diferentes turnos, inclusive no período noturno e aos finais de semana.
A ampliação integra a política de valorização da cultura e do acesso gratuito às formações artísticas implementada desde o início da atual gestão, em janeiro de 2025.
Neste semestre, as vagas somadas aos cursos já em andamento totalizam mais de 1.800 oportunidades — um aumento expressivo em relação ao ano anterior.
“Estamos colocando o Centro Cultural cada vez mais disponível para a comunidade e consolidando um novo tempo para a Cultura em Valinhos”, destacou Bizarri.
Como se inscrever
As inscrições online para as vagas serão abertas a partir das 10h de segunda-feira (28) no site oficial da Prefeitura de Valinhos e ficarão disponíveis até 17h de terça-feira (29). Os selecionados deverão confirmar presencialmente a matrícula entre os dias 31 de julho (quinta) e 1º de agosto (sexta), nas unidades onde os cursos ocorrerão.
As aulas terão início no dia 4 de agosto.