
O Distrito Turístico Serra Azul (DTSA) deu um passo importante para consolidar sua identidade institucional e fortalecer a promoção do território como um dos principais destinos integrados de turismo do Brasil. Representantes de prefeituras, empresas e da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo (SETUR) participaram de um workshop promovido pelo Comitê de Comunicação do DTSA, na última semana, com o objetivo de definir a nova estratégia de comunicação do distrito.
O encontro reuniu profissionais das áreas pública e privada dos municípios de Vinhedo, Louveira, Itupeva e Jundiaí, além de representantes de empreendimentos como o Outlet Premium SP, o parque aquático da região, o Senpar e outras empresas do entorno.
A iniciativa foi conduzida por Alain Baldacci, presidente do Conselho Gestor do DTSA e articulador da estratégia de marketing da Associação de Apoio ao Distrito Turístico Serra Azul (ASA).
Marca institucional unificada e mensagens-chave
Durante o encontro, os participantes mapearam os principais públicos-alvo do DTSA, construíram mensagens-chave e identificaram os valores que diferenciam o território: sustentabilidade, integração entre atrações, facilidade de acesso e qualidade da experiência para o visitante.
A marca institucional deverá ser usada de forma integrada pelos diferentes atores envolvidos no projeto.
O modelo adotado na estratégia de comunicação foi inspirado na governança do Walt Disney World, nos Estados Unidos, conhecida por promover experiências integradas entre entretenimento, mobilidade, hospedagem e serviços.
A meta do DTSA é posicionar o distrito como referência em turismo de excelência no Brasil, com foco em atrativos de lazer, compras, gastronomia e eventos.
Conteúdo, imprensa e canal oficial
Entre as ações previstas até dezembro deste ano estão a produção de conteúdos estratégicos para mídias digitais e tradicionais, o desenvolvimento de um site oficial do distrito e o fortalecimento das relações com a imprensa regional e nacional.
A campanha será conduzida de forma colaborativa entre os entes públicos e privados.
O workshop faz parte do processo de amadurecimento da governança do DTSA, criado oficialmente em 2021, e visa ampliar o alcance da marca para turistas de diversas regiões do País.