
A Secretaria Municipal de Educação promoveu, no último mês, a segunda edição do Encontro Formativo voltado aos Auxiliares de Educação Infantil de Vinhedo. Com o tema central “ Educação Inclusiva ”, a formação teve como foco o fortalecimento de práticas pedagógicas mais sensíveis às necessidades das crianças, especialmente nos primeiros anos da vida escolar.
O evento foi coordenado pelas supervisoras Gisela e Mariana, com apoio dos coordenadores pedagógicos Rafael, Nadja e Marlene. A proposta foi criar um espaço de escuta e reflexão entre os profissionais que acompanham o desenvolvimento infantil, incentivando uma abordagem mais acolhedora, respeitosa e integradora dentro das unidades escolares.
Especialistas trouxeram reflexões sobre capacitismo, movimento e comunicação
A programação contou com a participação de especialistas convidadas que abordaram diferentes aspectos da inclusão. Viviane Missio, do programa Fortalecendo Vínculos, e Luana Martins Morelli, professora de Educação Especial do Proape (Programa de Apoio Pedagógico), destacaram os desafios enfrentados no combate ao capacitismo e reforçaram a importância de práticas que considerem as especificidades de cada criança.
Outro destaque foi a fala de Pâmela Spanholeto, da Motricitá, que abordou o papel do movimento na primeira infância. Segundo ela, “o corpo em movimento é uma linguagem essencial” e deve ser integrado às propostas pedagógicas como ferramenta de aprendizagem e expressão.
Encerrando o ciclo de apresentações, Patrícia Mariana Mazzanti Iansen trouxe à tona a necessidade de estratégias eficazes de comunicação com crianças neurodivergentes.
Ela explicou o uso de recursos multimodais e alternativas comunicativas que garantam interações respeitosas e eficazes, promovendo a escuta ativa no ambiente escolar.
A formação foi marcada pela escuta qualificada e pelo diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, ampliando o repertório dos auxiliares e fortalecendo o compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva.
O encontro reafirma o papel fundamental desses profissionais na promoção de um ambiente escolar onde todas as crianças se sintam acolhidas, valorizadas e pertencentes.