
Idosos com idade entre 60 e 64 anos podem solicitar, a partir desta quarta-feira (16), o cartão de gratuidade no transporte público municipal de Valinhos. O atendimento será feito exclusivamente no Centro de Convivência do Idoso (CCI), na Rua Campos Sales, 49, Centro, das 8h30 às 16h, por ordem de chegada e com distribuição de senhas.
A primeira etapa, que vai até o dia 22 de julho, será exclusiva para quem ainda não possui o benefício. Para realizar o cadastro, é necessário apresentar um documento oficial com foto (RG ou CNH) e comprovante de residência em Valinhos. O cartão será válido apenas para moradores do município.
Recadastramento e novos cartões a partir do dia 23
Entre os dias 23 e 30 de julho, o CCI atenderá idosos de 60 a 64 anos que já utilizam o cartão da gratuidade, mas que deverão fazer o recadastramento obrigatório e retirar o novo cartão. Basta apresentar um documento oficial com foto.
Já as pessoas com deficiência e seus acompanhantes, que também utilizam o transporte público gratuito, deverão fazer a troca do cartão a partir do dia 23 de julho, no Terminal Rodoviário de Valinhos, na Avenida dos Esportes, das 4h às 23h. Para isso, será exigido apenas um documento com foto.
Quem ainda não possui o benefício por deficiência deve procurar o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) mais próximo para iniciar o processo de concessão.
O cartão garante gratuidade tanto à pessoa com deficiência quanto ao acompanhante, sendo o benefício restrito a um acompanhante por viagem. Neste caso, o cartão do titular libera ambas as passagens.
Sistema de segurança e regras para aposentados
Com o objetivo de prevenir fraudes, as catracas dos ônibus possuem sistema de reconhecimento facial.
Se for constatado uso indevido do benefício, o cartão é bloqueado automaticamente, e o titular deve comparecer ao posto de atendimento da SOU Valinhos para regularização.
As regras para aposentados e pensionistas continuam inalteradas: quem recebe até dois salários-mínimos mensais tem direito a 15 créditos gratuitos para uso no transporte coletivo.