
Cerca de 15 quilômetros pedalados, paisagens exuberantes e uma programação astronômica ao final do percurso: assim foi a experiência dos participantes do roteiro de cicloturismo promovido pela Prefeitura de Valinhos no último dia 5 de julho. A ação teve início na Casinha do Figo com Chocolate e seguiu até o Observatório Abrahão de Moraes, com retorno pelo mesmo trajeto.
Organizada pelas secretarias de Cultura e Turismo, Esportes e Lazer e Mobilidade Urbana, a iniciativa foi elogiada pela estrutura e segurança oferecida aos ciclistas. Além de conhecer um dos principais pontos turísticos científicos da região, os participantes puderam vivenciar uma atividade física ao ar livre, em meio à natureza, com apoio logístico desde o ponto de partida.
Observatório abre portas com ciência e atividades educativas
A chegada ao Observatório marcou o encerramento da programação "Férias com mais Estrelas", realizada entre os dias 2 e 5 de julho. No local, os cicloturistas participaram de atividades como observações solares e noturnas, show de Física, experiências científicas, doação de mudas e orientações sobre saúde ambiental — tudo isso reforçando o papel do espaço como referência em divulgação científica.
“Foi bacana fazer o cicloturismo em grupo e conhecer o Observatório. Valeu muito a pena”, disse Gilmar Angeli, um dos participantes. Outros ciclistas também destacaram o valor de associar lazer, esporte e aprendizado, como Vitor Avance, que visitou o espaço pela primeira vez. “Gostei muito. Vim de bicicleta onde só tinha ido antes com a escola”, comentou.
Segundo o professor Rama Teixeira, idealizador da programação, o objetivo principal é ampliar o acesso da população à ciência. “Graças a esse e outros eventos, o Observatório se torna cada vez mais vivo e uma referência regional”, afirmou.
A diretora de Turismo, Mônica Santos, destacou o impacto positivo da ação. “Além de apresentar novos atrativos, o cicloturismo estimula a economia local e promove geração de renda”, disse.
A diretora de Eventos da Secretaria de Esportes, Gislaine Moscatini, reforçou que os participantes já pediram novos roteiros e que a estrutura oferecida contribuiu para o sucesso da atividade.
O evento “Portas Abertas” contou ainda com a apresentação do Coral Bem Viver, de Vinhedo, e orientações sobre zoonoses, marcando o Dia Mundial das Zoonoses, celebrado em 6 de julho.