Vacina ACWY passa a integrar reforço infantil no SUS

Imunizante é ofertado no SUS para crianças de 12 meses e amplia proteção contra quatro tipos de meningite

Medida tem como objetivo garantir uma resposta imunológica mais ampla e prolongada
Foto: Foto: Divulgação/ Reprodução
Medida tem como objetivo garantir uma resposta imunológica mais ampla e prolongada

A vacina meningocócica ACWY já está disponível em todas as unidades básicas de saúde (UBSs) de Valinhos para crianças com 12 meses de idade . A ampliação da oferta segue a nova recomendação do Ministério da Saúde, que alterou o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI) a partir desta terça-feira (1º).

O reforço que antes era feito com a vacina meningocócica C conjugada, agora passa a ser substituído pela meningocócica ACWY, que protege contra quatro sorogrupos da bactéria Neisseria meningitidis (A, C, W e Y)

A medida tem como objetivo garantir uma resposta imunológica mais ampla e prolongada.

Segundo a Secretaria de Saúde de Valinhos, não é necessário revacinar as crianças que já receberam a dose de reforço da meningocócica C aos 12 meses. A mudança vale apenas para os novos vacinados a partir da data estipulada.

Calendário atualizado inclui reforço com ACWY

O esquema vacinal segue com a aplicação da primeira dose da meningocócica C conjugada aos três meses de vida, seguida por uma segunda dose aos cinco meses. Com a nova norma, o reforço previsto para os 12 meses será feito com a ACWY, em vez da C.

A vacina ACWY já era utilizada no público de 11 a 14 anos e agora será incorporada também aos esquemas vacinais infantis com o intuito de ampliar a cobertura contra as principais variantes da meningite bacteriana.

Meningite: rápida evolução exige prevenção

A meningite é uma inflamação das meninges — as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal — e pode ter origem bacteriana, viral, fúngica ou parasitária. Também pode surgir como complicação de outras doenças, como lúpus, câncer ou traumatismos cranianos.


Entre os sintomas mais comuns estão febre alta, rigidez na nuca, vômito, sonolência, confusão mental, sensibilidade à luz e convulsões. A versão bacteriana, especialmente a causada por Neisseria meningitidis, tem rápida evolução e pode ser fatal se não tratada rapidamente.

Onde se vacinar

A imunização está disponível em todas as UBSs de Valinhos. Os horários e endereços podem ser consultados no site oficial da Secretaria Municipal de Saúde. É necessário apresentar a caderneta de vacinação e um documento da criança.

A Secretaria reforça a importância da atualização do calendário vacinal infantil como forma de prevenção a doenças graves e lembra que a vacina é segura e gratuita.