Vinhedo abre consulta pública para definir metas do PPA 2026–2029

População pode enviar propostas até 26 de julho pelo site da Prefeitura ou participar de audiências públicas virtuais

Moradores podem registrar suas propostas por meio de formulário
Foto: Foto: Eliel Rezende/ Prefeitura de Vinhedo
Moradores podem registrar suas propostas por meio de formulário

A Prefeitura de Vinhedo iniciou a elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026–2029 , que vai nortear as ações da Administração Municipal pelos próximos quatro anos. O processo será construído com base no Plano de Governo 2025–2028 e contará com participação popular , permitindo que a sociedade civil influencie diretamente as diretrizes, metas e investimentos do município.

Até 26 de julho, moradores podem registrar suas propostas por meio de formulário disponível no site oficial da Prefeitura ( www.vinhedo.sp.gov.br/PPA2026 ).

A participação é simples: basta preencher os dados pessoais, indicar bairro e região, registrar sugestões nas áreas desejadas e, se necessário, anexar documentos complementares.

As contribuições serão analisadas pelas equipes técnicas da Prefeitura e poderão compor o planejamento final do PPA.

Audiências públicas virtuais ampliam a escuta popular

Para ampliar o diálogo com a população, serão realizadas oito audiências públicas online, sempre às 18h30, com temas setoriais. Os links de acesso às videoconferências serão divulgados nos canais oficiais do município com antecedência.

Confira o cronograma:

8/7 (terça): Desenvolvimento Econômico
10/7 (quinta): Obras e Serviços Públicos
15/7 (terça): Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Bem-Estar Animal
16/7 (quarta): Assistência Social, Cidadania e Habitação
17/7 (quinta): Esporte, Cultura, Turismo e Juventude
22/7 (terça): Transporte, Mobilidade, Segurança e Defesa Civil
23/7 (quarta): Saúde
24/7 (quinta): Educação


A construção do PPA é uma etapa estratégica da gestão pública, pois define como e onde serão aplicados os recursos municipais de forma planejada, integrada e alinhada com as reais demandas da população.

“A participação popular é o que garante um planejamento mais justo, transparente e eficaz”, destacou a Prefeitura, em nota.

O novo plano abrangerá todas as áreas da administração municipal, incluindo Saúde, Educação, Transporte, Cultura, Esporte, Meio Ambiente, Segurança, Assistência Social, Obras, entre outras. A mobilização visa garantir que moradores de todas as regiões possam contribuir com o futuro da cidade.