
Profissionais da imprensa e estudantes de comunicação já podem se inscrever no Prêmio Sebrae de Jornalismo(PSJ), que chega à 12ª edição em 2025. O prazo para envio de trabalhos vai até o dia 9 de junho, e a premiação contempla cinco categorias, sendo quatro principais — Texto, Áudio, Vídeo e Fotojornalismo — e uma voltada a universitários, o Jornalismo Universitário.
Criado para valorizar a cobertura jornalística sobre empreendedorismo e pequenos negócios, o PSJ é considerado uma vitrine nacional para produções que abordam inovação, inclusão produtiva, sustentabilidade e outros temas ligados ao universo empreendedor.
Temas diversos e prêmios atrativos
Os trabalhos inscritos devem ter sido veiculados entre 3 de junho de 2024 e 8 de junho de 2025. Segundo o regulamento, podem concorrer conteúdos que abordem subtemas como bioeconomia, COP-30, startups, competitividade, políticas públicas, transformação digital, empreendedorismo feminino, acesso a crédito e empreendedorismo social.
“É uma oportunidade para jornalistas e estudantes mostrarem o impacto das micro e pequenas empresas no país, além de promoverem discussões relevantes sobre o desenvolvimento sustentável”, informou o Sebrae.
A seleção ocorrerá em três etapas: estadual, regional e nacional. Os vencedores das categorias principais na fase nacional receberão um notebook.
O autor do melhor trabalho entre eles, que levará o Grande Prêmio Sebrae de Jornalismo, ganhará também um celular de última geração — o mesmo prêmio será dado ao vencedor da categoria Jornalismo Universitário.
A edição anterior bateu recorde de participação, com 3.076 trabalhos enviados, aumento de 62% em relação a 2023. “Esse crescimento reforça a importância do jornalismo na construção de uma cultura empreendedora no Brasil”, avaliou a organização.
O regulamento completo está disponível no site oficial: www.premiosebraejornalismo.com.br