
Vinhedo registrou, em 6 de abril, seu primeiro foco de incêndio em área de vegetação neste ano, apenas seis dias após o início da Operação Estiagem – São Paulo Sem Fogo 2025. O fogo começou nas proximidades da Avenida Castelo Branco, perto da Estação Ferroviária, e foi rapidamente controlado pela Defesa Civil e pela Guarda Civil Municipal(GCM), evitando maiores danos à vegetação e à área urbana próxima.
A ocorrência destaca a importância das ações de prevenção e preparação realizadas no município antes do período mais crítico do ano.
Capacitação marca início da campanha em Vinhedo
No dia 29 de abril, poucos dias antes do primeiro incêndio, agentes da Defesa Civil de Vinhedo e do GAPA (Grupo de Apoio Preventivo Ambiental) da GCM participaram da oficina preparatória da campanha estadual São Paulo Sem Fogo 2025, em Serra Negra.
A atividade, promovida pela Defesa Civil do Estado de São Paulo com apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar Ambiental, ofereceu treinamento teórico e prático sobre combate a incêndios, uso correto de equipamentos, segurança e estratégias de prevenção.
Com base na capacitação, Vinhedo iniciou oficialmente sua participação na Operação Estiagem 2025 no dia 1º de maio. A campanha segue até 31 de outubro e envolve ações conjuntas da Prefeitura, do Governo do Estado, do Corpo de Bombeiros, da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), do Nupdec (Núcleo Comunitário de Proteção e Defesa Civil) e da Defesa Civil Estadual.
Durante esse período, as equipes intensificarão fiscalizações em áreas de risco, vistorias preventivas e campanhas educativas com a população, com o objetivo de reduzir os focos de incêndio e os impactos ambientais e à saúde causados pelas queimadas.
A Defesa Civil alerta que o uso do fogo em terrenos com mato alto ou sem manutenção pode gerar multa, e que queimadas intencionais são crime ambiental, com sanções penais e administrativas.
"A estiagem exige atenção redobrada. Um descuido pode gerar consequências graves para o meio ambiente, a saúde e a segurança das pessoas. Por isso, pedimos a colaboração de todos para que cuidem de seus terrenos e denunciem qualquer foco de incêndio", reforça a equipe da Defesa Civil de Vinhedo.
Em caso de emergência ou denúncias, o telefone da Defesa Civil é 199.