
A equipe da Guarda Civil Municipal de Vinhedo brilhou na corrida realizada em 30 de abril, durante as XII Olimpíadas das Guardas Municipais do Estado de São Paulo, em Campinas. Com sete atletas — cinco na prova de 5 km e dois na de 10 km —, o time conquistou três medalhas.
As provas aconteceram no Parque Ecológico de Campinas, e Vinhedo garantiu prata no masculino 5 km com o GCM Garcia, bronze no feminino 5 km com a GCM Vidotti, e bronze no masculino 10 km com o secretário de Segurança, Osmir Cruz.
“Esse resultado reforça o comprometimento, preparo físico e espírito de equipe da nossa GCM, que representou Vinhedo com garra e dedicação”, destacou a administração municipal.
Olimpíadas seguem até julho com 21 modalidades
A cerimônia de abertura das Olimpíadas ocorreu na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, com o tradicional acendimento da tocha olímpica e o desfile das delegações. Ao todo, 63 cidades estão confirmadas na competição, que segue até 14 de julho de 2025, data que também marca o aniversário de 28 anos da GM de Campinas.
O torneio abrange 21 modalidades esportivas, entre provas individuais e coletivas, como corrida, salto em distância, arremesso de peso, mountain bike, beach tennis, damas, futsal, natação e o torneio K9, com cães policiais.
“Este é o recado que deixamos aqui hoje: o fortalecimento das GMs como força de segurança nas cidades e o papel fundamental que representam na segurança pública do país”, disse o secretário de Segurança de Campinas, Christiano Biggi.
A comandante da GM de Campinas, Maria de Lourdes Soares, reforçou os valores que o esporte proporciona:
“O esporte traz foco, disciplina, resiliência e superação. Além disso, fortalece a integração entre as forças de segurança pública”.
As Olimpíadas das Guardas Municipais estão previstas na Lei Estadual nº 17.852/2023, de autoria da deputada Letícia Aguiar, presidente da Frente Parlamentar em Valorização das GCMs. Campinas foi a primeira cidade-sede após a sanção da lei.
Cabo de guerra abriu os jogos com 16 cidades
A primeira disputa dos jogos foi o tradicional cabo de guerra, com cerca de 200 atletas de 16 municípios. As equipes tinham 10 integrantes cada.
No masculino, a GM de São Paulo foi campeã, seguida por Santa Bárbara d’Oeste (2º) e Campinas (3º). No feminino, a capital também levou o ouro, Campinas ficou com a prata e São Bernardo do Campo com o bronze. Todos os medalhistas receberam as premiações de acordo com a colocação.