Trecho entre São Paulo e Jundiaí foi o primeiro do país a ser pavimentado e também o pioneiro em duplicação
Foto: CCR AutoBan/ Divulgação
Trecho entre São Paulo e Jundiaí foi o primeiro do país a ser pavimentado e também o pioneiro em duplicação

A Rodovia Anhanguera(SP-330) completou 77 anos desde sua inauguração, celebrada nesta segunda-feira, 22. Um dos marcos da malha viária paulista, o trecho entre São Paulo e Jundiaí foi o primeiro do país a ser pavimentado e também o pioneiro em duplicação. A rodovia, hoje sob concessão da CCR AutoBAn, mantém seu papel de destaque como elo entre a capital e o interior do Estado.

A origem da Anhanguera remonta aos caminhos dos tropeiros no século XVIII, que cruzavam a região transportando mercadorias agrícolas de Campinas à capital. Desde 1998, a CCR AutoBAn é responsável por 148 km da via – entre São Paulo e Cordeirópolis – no âmbito do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado.

R$ 9 bilhões em melhorias e modernização do sistema viário

Com investimentos que somam R$ 9,012 bilhões (valores atualizados até abril de 2025), a concessionária tem promovido uma série de melhorias estruturais. Entre as principais entregas estão 17 novos viadutos e pontes, 14 km de pistas marginais, 8 km de faixas adicionais e novas passarelas.


Também foram construídos novos pontos de parada de ônibus, contribuindo para o conforto e segurança de quem utiliza o sistema diariamente — uma média de 433 mil motoristas.

Atualmente, uma obra histórica de pavimentação total do Sistema Anhanguera-Bandeirantes está em execução. O projeto, avaliado em R$ 1 bilhão, visa requalificar todo o trecho concedido e reforçar o compromisso com a segurança viária e a fluidez do tráfego.

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