
A Santa Casa de Vinhedo deu início à sua programação da campanha “Abril Verde” hoje, 23 de abril, com o primeiro encontro das “ Rodas de Conversa ” conduzido pela psicóloga Juliana de Jesus. O objetivo é conscientizar os colaboradores sobre a importância da saúde e segurança no trabalho, promovendo a redução da incidência de acidentes e doenças. As ações são promovidas pelo Núcleo de Educação Continuada (NEC) do hospital.
O tema do primeiro encontro, realizado às 14h desta quarta-feira, foi “O que nos sobrecarrega?”. Juliana discutiu questões que não dependem apenas dos próprios funcionários, com o intuito de identificar fatores que geram sobrecarga e impactam na saúde dos colaboradores. “Buscaremos identificar fatores que geram sobrecarga e impactam na saúde dos indivíduos”, explicou a psicóloga.
Iniciativas buscam reduzir acidentes e doenças no ambiente de trabalho
Ainda dentro da programação, o segundo encontro acontecerá nesta quinta-feira, 24, também às 14h, com o tema “Seja agente da mudança”. Juliana vai orientar os participantes a serem os próprios agentes de mudanças em suas vidas e a desenvolverem resiliência diante das dificuldades.
O último encontro da série será no dia 30 de abril, às 10h, com o tema “Árvore dos Compromissos”. A psicóloga questionará os colaboradores sobre quais ações e comportamentos eles se comprometem a adotar para promover um bom ambiente de trabalho.
“A Santa Casa iniciou a programação do Abril Verde no último dia 17, reforçando o conceito de que cuidar dos outros começa pelo autocuidado. Fiz uma dinâmica em que perguntei aos presentes quais dívidas eles têm com eles mesmos. A questão não é só financeira, mas também relacionada às pendências pessoais dos colaboradores. A receptividade foi bastante positiva, e vários participantes se abriram e interagiram com os demais”, completou Juliana.
“Pelo ótimo trabalho da nossa psicóloga, buscamos a reflexão e a melhora das pessoas, tanto em suas vidas pessoais como dentro do hospital. Com isso, estamos cuidando de quem cuida dos nossos pacientes”, finalizou o provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.