
A Sanebavi inicia nesta quinta-feira, 24, a interligação do novo reservatório de água tratada com capacidade de 1,3 milhão de litros, construído no Jardim Florido, em Vinhedo. A ação continua na próxima segunda-feira, 28, e, para a execução dos trabalhos, será necessário interromper temporariamente o fornecimento de água nos dois dias.
Interligação pode afetar o abastecimento de água em cinco bairros
Na quinta, o desligamento ocorrerá entre 8h e 17h, afetando a parte alta do Jardim Florido e os bairros Vida Nova II, Jardim Nova Palmares, Parque São José e Santo Antônio. Já na segunda, o impacto será para todo o bairro da Capela, também das 8h às 17h.
Com a ativação do novo equipamento, a capacidade de armazenamento da região aumentará 63,7%, passando de 2,04 milhões para 3,34 milhões de litros. A ampliação representa um avanço significativo para garantir o abastecimento durante períodos de estiagem e altas temperaturas.
“A região passará a contar com uma autonomia de abastecimento de mais de 18 horas, o que melhora a garantia de fornecimento de água”, afirmou Gabriel Carvalho, diretor da Estação de Tratamento de Água da Sanebavi.
Em 18 de março de 2024, a Prefeitura anunciou o início das obras, que incluíam a construção de uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) anexa à ETA 2, localizada no Jardim Santa Cândida. Além disso, foi planejada a construção do novo reservatório no Jardim Florido, com capacidade inicial de 1 milhão de litros, visando aumentar em 50% a oferta de água tratada para a região da Capela.
No decorrer de 2024, as obras avançaram com a construção da base e a montagem da estrutura metálica do reservatório. Em dezembro de 2024 foi divulgada a instalação da cobertura do novo reservatório, que possui estrutura em aço vitrificado e cobertura em domus de alumínio, materiais de alta resistência e durabilidade, semelhantes aos utilizados nos reservatórios dos bairros Mirante e Observatório.Vinhedo
Com a conclusão das obras, a capacidade de armazenamento de água tratada na região da Capela aumentará em 63,7%, passando de 2.040.000 litros para 3.340.000 litros. Essa ampliação proporcionará maior segurança no fornecimento de água, especialmente em períodos de estiagem e altas temperaturas.
A previsão é que o novo reservatório entre em operação ainda no primeiro semestre de 2025, beneficiando diretamente os bairros Vida Nova II, Jardim Nova Palmares, Parque São José, Santo Antônio e Capela.