Seminário iscute caminhos possíveis rumo a cidades mais humanas, sustentáveis e integradas
Foto: Divulgacao
Seminário iscute caminhos possíveis rumo a cidades mais humanas, sustentáveis e integradas

O Teatro Oficina do Estudante Iguatemi, em Campinas, será palco da segunda edição do seminário “Novas Centralidades Urbanas”, promovido pelo Arq. Futuro no dia 6 de maio. Com entrada gratuita, o evento vai reunir nomes de peso do urbanismo nacional e internacional para discutir caminhos possíveis rumo a cidades mais humanas, sustentáveis e integradas.

Entre os destaques está o franco-colombiano Carlos Moreno, referência global em urbanismo e criador do conceito da “Cidade de 15 minutos”, que propõe a proximidade entre moradia, trabalho, lazer e serviços essenciais. Também participará o brasileiro Washington Fajardo, atualmente à frente do Cities LAB do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com ampla atuação em habitação social e regeneração de espaços urbanos.

Seminário busca repensar o desenho urbano das cidades

Tomas Alvim, cofundador do Arq. Futuro e organizador do encontro, ressalta que o modelo atual, centrado em áreas altamente concentradas, acentua desigualdades. Segundo ele, é preciso desenvolver novos polos de vivência e desenvolvimento nas periferias urbanas: “Essas novas centralidades são motores de transformação capazes de tornar o tecido urbano mais equilibrado, dinâmico e inclusivo”.

A programação contará com palestras e mesas de debate ao longo do dia, discutindo casos bem-sucedidos do Brasil e do exterior. Carlos Moreno reforça a importância do tema: “Mais do que mudanças espaciais, novas centralidades moldam uma forma diferente de viver, nos movimentar e cuidar da coletividade. São expressões de um urbanismo em escala humana”.


A primeira edição do evento, realizada em abril de 2024, reuniu mais de 1.200 pessoas e nomes como Joshua Prince-Ramus (REX), Alejandro Echeverri (Medellín), Nadia Somekh, Marcelo Gomes (Pedra Branca) e Carlos Jereissati (Iguatemi S.A.), que apresentou o projeto Casa Figueira, em Campinas. O seminário conta com patrocínio máster da Iguatemi S.A..

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pela internet, até o limite de vagas disponíveis. Acompanhe o @Arq.Futuro  pelas redes sociais. 

Serviço

Seminário Arq. Futuro – Novas Centralidades Urbanas
Data: 6 de maio de 2025
Horário: das 8h às 18h
Local: Teatro Oficina do Estudante Iguatemi – 3º piso do Shopping Center Iguatemi Campinas (Av. Iguatemi, 777 – acesso pelo P5 do Deck Parking)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!