
Foi aberta ao público nesta quarta-feira, 10 de abril, a Mostra de Arte da Causa Animal , no Memorial do Imigrante Italiano , em Vinhedo . Organizada pelo Grupo Amigos dos Animais de Vinhedo , a exposição reúne cerca de 100 obras com representações de animais, produzidas por artistas locais, de outros estados e também do exterior — há trabalhos vindos da Rússia, Argentina e até do Vietnã.

A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 9h às 12h. A proposta, segundo o curador e organizador da mostra, Julio Cesar D’Auria, que também é fundador do grupo Amigos dos Animais de Vinhedo (criado em 14 de março de 2023 com o objetivo de apoiar protetoras e protetores de animais da cidade), é provocar reflexão sobre a causa animal por meio da arte, despertando empatia para além dos pets domésticos.
A seguir, Julio compartilha os bastidores da criação do projeto e fala sobre sua conexão pessoal com a defesa dos animais.
Como surgiu a ideia da mostra?
Tudo começou quando uma senhora do meu condomínio, que pinta aquarelas por hobby, me presenteou com um quadro. Achei tão bonito que comecei a pensar em como poderia dar um destino a ele. Foi aí que veio a ideia de montar uma exposição com obras que retratassem animais.
E como foi o processo de reunir as obras?
Comecei falando com artistas aqui de Vinhedo, como o Adélio Sarro, o Ernesto Boccara e a Priscila Seabra, e todos aceitaram doar obras com o tema animal. Esse sempre foi meu pedido: que as obras retratassem animais.
Quantas obras fazem parte da mostra hoje?

No início, eu tinha umas oito obras, que levava para expor em restaurantes. Com o tempo, fui entrando em contato com artistas de outros estados e até de fora do Brasil. Hoje temos cerca de 100 obras no acervo, com aquarela, escultura, carvão, óleo sobre tela... de tudo quanto é técnica e tamanho.
Qual o principal objetivo da exposição?
Impactar. Quando alguém vê uma obra com um animal, começa a pensar nele. Não só em cachorro e gatinho, mas em todos os animais. A arte tem esse poder de sensibilizar.
Existe alguma iniciativa paralela de arrecadação?
Sim, a proposta era vender as obras para ajudar as protetoras independentes de Vinhedo. Mas a resposta do público foi tão positiva que decidimos manter a mostra de forma permanente. E agora estamos trabalhando para levá-la a outros estados.
Você tem uma ligação pessoal com a causa animal?
Tenho. Passei por um período de depressão, e foram os meus animais adotados que me salvaram. Se não fosse por eles, eu não estaria aqui. Por isso, essa causa virou missão pra mim.
Serviço
Oque:
Mostra de Arte da Causa Animal
Onde:
Memorial do Imigrante Italiano – Av. dos Imigrantes, 605, Jd. Itália, Vinhedo
Quando:
De 10 de abril a 14 de maio
Segunda a sexta, das 8h às 17h
Sábados, das 9h às 12h
Valor:
Entrada gratuita
Organização:
@amigosdosanimaisdevinhedo