
Profissionais de diferentes setores da Santa Casa de Vinhedo participam, entre esta segunda, 7 e terça-feira, 8, de um treinamento voltado à coleta e ao armazenamento de tubos utilizados em exames laboratoriais . A capacitação é conduzida pela técnica do laboratório CDC, Silvia Ângela da Silva Rodrigues.
Organizada pela enfermeira Alcione Maria Soares dos Passos, que coordena o Núcleo de Educação Continuada (NEC), a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e as clínicas Médica e Cirúrgica da instituição, a formação envolve enfermeiros e técnicos em Enfermagem de setores como UTI, Pronto-Socorro e Clínica Médica.
Durante o treinamento, os participantes recebem orientações sobre a sequência correta de preenchimento dos tubos, um cuidado fundamental para evitar a hemólise — processo que pode comprometer os resultados dos exames ao destruir os glóbulos vermelhos. Também são abordadas as especificidades no manuseio de tubos contendo citrato de sódio, heparina, EDTA, fluoreto e soro com ou sem ativador de coágulo.
Padronização das técnicas
De acordo com Alcione, a padronização das técnicas contribui para a qualidade dos exames, reduz a necessidade de recoletas e gera economia para o hospital. “Com a capacitação, é possível garantir resultados mais precisos e maior eficiência no atendimento. Só no primeiro dia, conseguimos orientar 40 profissionais”, afirmou.
O provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, destacou o compromisso da coordenadora com a qualificação contínua da equipe. “Desde que assumiu a Educação Continuada, a Alcione tem priorizado o aprimoramento dos colaboradores. É dessa forma que conseguimos prestar um atendimento cada vez mais humanizado à população”, disse.