Operação ocorreu após denúncia anônima
Foto: Prefeitura de Valinhos/ Divulgação
Operação ocorreu após denúncia anônima

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Valinhos , por meio da Guarda Ambiental , resgatou 11 aves silvestres que eram mantidas ilegalmente em cativeiro em uma residência no bairro São Bento do Recreio. A operação, realizada nesta quinta-feira, 27, ocorreu após uma denúncia anônima.

No imóvel, os agentes encontraram os pássaros em condições inadequadas. O proprietário, um homem de 33 anos, alegou desconhecer a legislação ambiental. Entre as espécies resgatadas estavam sete trinca-ferros (cinco machos e duas fêmeas), um pássaro-preto, um canário-da-terra e dois papa-capins (um macho e uma fêmea).

Os animais foram encaminhados à Associação Mata Ciliar, em Jundiaí, onde passarão por avaliação antes de uma possível reintegração à natureza.


Crime ambiental

O responsável foi autuado com base na Lei Federal 9.605/98, que proíbe a captura e manutenção de animais silvestres sem autorização. O artigo 29 da norma prevê pena de detenção e multa para esse tipo de infração. Após ser levado à Delegacia de Polícia Civil, ele foi indiciado e deverá responder judicialmente pelo crime.

https://www.instagram.com/igvinhedo/


    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!