Sanebavi adota tecnologia inovadora para melhorar o abastecimento e minimizar as perdas de água tratada
Foto: Pedro H. Lopes
Sanebavi adota tecnologia inovadora para melhorar o abastecimento e minimizar as perdas de água tratada

A cidade de Vinhedo adotou uma tecnologia inovadora para melhorar o abastecimento e minimizar as perdas de água tratada. A Sanebavi instalou 42 pontos de telemetria na rede de distribuição, incluindo 26 sensores de pressão e 16 de vazão. O investimento no projeto soma R$ 3,25 milhões.

Esses dispositivos, alimentados por energia solar e integrados ao sistema de telemetria da Central de Controle Operacional (CCO), permitem monitoramento remoto e rápida detecção de falhas, agilizando medidas corretivas. Os 16 macromedidores de vazão acompanharão o consumo em 13 setores da região da Boiada, enquanto os sensores de pressão identificarão variações, ou anomalias na rede.


Aprimoramento de métodos e tecnologia avançada

De acordo com a autarquia, “O sistema de abastecimento necessita de um conjunto de ações para ser gerenciado de forma eficiente. O aprimoramento dos métodos de controle para redução de perdas reais, com a utilização de tecnologias avançadas, é essencial para que os gestores operem os sistemas com maior eficácia trazendo retornos positivos para o município, tanto para o atendimento à população, como para a economia de recursos com a diminuição das manutenções corretivas e de redes”.

Essas ações fazem parte do Plano de Combate às Perdas, que reúne diversas estratégias para combater as fugas de água tratada e preservar os recursos hídricos da cidade. Com um conjunto de ações bem estruturadas, a Sanebavi segue trabalhando para minimizar as perdas e garantir que os recursos hídricos de Vinhedo sejam utilizados de forma cada vez mais eficiente, beneficiando a população e contribuindo para a sustentabilidade da cidade.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!