
Aposentados e pensionistas devem redobrar a atenção para não cair em golpes que prometem falsas restituições e resultam na contratação de empréstimos consignados indesejados. O Procon de Vinhedo alerta que se trata de uma fraude, geralmente aplicada por criminosos que se passam por funcionários do INSS ou de instituições bancárias.
A abordagem costuma ocorrer por telefone ou aplicativos de mensagens. O golpista informa que há um valor disponível para restituição, alegando tratar-se de juros ou outro benefício, e solicita que a vítima envie uma foto de seu documento e uma selfie para suposta liberação do montante.
Com esses dados, os criminosos realizam a assinatura eletrônica de um contrato de empréstimo consignado, fazendo com que o dinheiro seja depositado na conta do aposentado ou pensionista. No entanto, o valor começa a ser descontado diretamente do benefício do INSS.
Ao perceber o empréstimo não autorizado, a vítima entra em contato com os golpistas, que, utilizando o mesmo número de WhatsApp, orientam a devolução do valor para cancelar a operação. O dinheiro, no entanto, deve ser enviado via Pix, boleto ou depósito em contas bancárias de terceiros, sem qualquer vínculo com a instituição financeira. Dessa forma, além de não cancelar o empréstimo, a vítima transfere os valores diretamente aos criminosos.
Diante dessa situação, o Procon recomenda que, ao identificar um depósito inesperado, o aposentado ou pensionista procure imediatamente um órgão de defesa do consumidor, como o próprio Procon ou a plataforma Consumidor.gov. O cancelamento do contrato pode ser intermediado de forma segura, garantindo que a devolução do dinheiro seja feita diretamente ao banco e registrada oficialmente.
Para evitar esse tipo de fraude, é importante adotar algumas precauções:
- O INSS não entra em contato por telefone para informar sobre valores a receber.
- Qualquer restituição deve ser consultada diretamente no site do Banco Central.
- Nunca envie fotos de documentos ou selfies para números desconhecidos.
- O bloqueio da contratação de empréstimos consignados pode ser feito no sistema "Meu INSS".