Método terapêutico que utiliza sementes de mostarda ou cristais aplicados
Foto: Santa Casa de Vinhedo/ Divulgação
Método terapêutico que utiliza sementes de mostarda ou cristais aplicados

A Santa Casa de Vinhedo iniciou esta semana o uso da auriculoterapia no tratamento de pacientes internados, um método terapêutico que utiliza sementes de mostarda ou cristais aplicados em pontos específicos da orelha para tratar diversas condições de saúde. A técnica, sugerida pelo setor de Fisioterapia, sob a coordenação dos profissionais Dr. Murilo Gianocaro Faquinha e Dr. Thiago Monteiro, conta com o apoio da Provedoria da instituição.

A fisioterapeuta Victoria Sanchez Silveira Bergamin explica que, inicialmente, a auriculoterapia será aplicada a pacientes com dores crônicas, ansiedade, depressão, além de auxiliar no combate ao alcoolismo e ao tabagismo. A profissional destaca a importância do acompanhamento contínuo, mesmo após a alta hospitalar. “Vamos manter contato com os pacientes, acompanhando sua evolução e oferecendo a continuidade do tratamento, caso desejem”, afirmou. Ela também ressaltou os benefícios da técnica no reequilíbrio do corpo e da mente, especialmente para aqueles pacientes internados, que enfrentam altos níveis de ansiedade.

Auriculoterapia complementa tratamentos convencionais

Para os coordenadores do setor de Fisioterapia, Dr. Thiago Monteiro e Dr. Murilo Gianocaro Faquinha, a introdução da auriculoterapia será uma ferramenta complementar significativa aos tratamentos convencionais. “Esse procedimento pode ser um analgésico natural para as dores, tanto crônicas quanto agudas, ajudando também na recuperação motora dos pacientes”, disseram.


O provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, completou, destacando que a auriculoterapia será uma importante ferramenta na humanização do atendimento, beneficiando pacientes do SUS, particulares e de convênios.

O tratamento, que pode ser aplicado em pacientes de todas as idades, representa mais uma iniciativa da Santa Casa para oferecer cuidados mais integrados e acolhedores à população de Vinhedo.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!