O Espaço Memória Legislativa , iniciativa da Câmara dos Vereadores de Vinhedo , foi inaugurado na tarde desta terça-feira, dia 17. O projeto foi realizado e finalizado em cinco meses, durante o recesso eleitoral, pela equipe de comunicação da Câmara. A missão do espaço é preservar a história do município com foco no papel do Legislativo no desenvolvimento da sociedade.
Batizado de Memória Legislativa de Vinhedo (Memvi), foi criado através de uma pesquisa em documentos, vídeos, fotografias, pinturas de grande relevância histórica e até entrevistas com moradores mais antigos e autoridades. A proposta é permitir que os visitantes compreendam melhor a trajetória e os marcos históricos que moldaram a cidade.
Estrutura e acervo
O Memvi está organizado em três linhas do tempo:
- Trajetória da Câmara de Vinhedo, com foco nos principais fatos do Legislativo local;
- Marcos da história do território, destacando os eventos mais importantes da cidade;
- Evolução do Legislativo Brasileiro, mostrando o desenvolvimento institucional no país.
Autoridades presentes
A cerimônia de inauguração contou com a presença do prefeito Dr. Dario Pacheco, da vice-prefeita eleita Cris Mazon, secretários de Saúde, Milton Ribolli; Educação, Rogério Levy Machado; Assistência Social e Cidadania, Karine Teixeira Schwanke, além de representantes da Secretaria de Cultura. Também participaram presidentes da Câmara, apoiadores, doadores de imagens, membros da comunidade e da imprensa. Os vereadores Paulinho Palmeira, Inês Diogo, Luiz Vieira, Nayla de Souza, Mazinho, Márcio Melle, Nilton Braguetto e Val Souza marcaram presença no evento.
O vereador Paulinho Palmeira destacou a importância do projeto: “Cuidar da memória da nossa cidade é um tema muito importante. Preservar nossa história para as próximas gerações é fundamental. Estou muito feliz em participar da criação deste memorial, que nos permitirá contar a história do Legislativo, destacar os marcos da nossa cidade e valorizar tudo o que já foi feito por Vinhedo. Temos ainda muito material para integrar ao nosso acervo, e este é apenas o começo de um trabalho que resgata e celebra a nossa trajetória.”
Em sua fala, o prefeito Dr. Dario Pacheco também reforçou a relevência do Memvi: “O futuro está escrito no passado, e iniciativas como esta são fundamentais para valorizarmos nossa história. Estou muito feliz de estar aqui hoje. Já fui vereador, continuo acompanhando as sessões e aprendo muito com elas. Estou curioso para conhecer tudo o que será apresentado neste espaço. Parabéns a todos os envolvidos por essa importante iniciativa.”
O escritor, professor e historiador vinhedense José Antonio Zechin foi um dos apoiadores do projeto e convidado para participar da cerimônia. Ele falou sobre a importância de um local como esse que preserva a memória de um povo.
Acesso e visitas
O Espaço Memória Legislativa estará aberto ao público a partir de janeiro do próximo ano. Escolas, grupos de moradores, entidades e cidadãos interessados poderão agendar visitas às terças, quartas, quintas ou sextas-feiras, nos períodos das 9h às 11h ou das 14h às 16h. O espaço também funcionará durante os eventos institucionais realizados no Plenário.
Serviço
Espaço Memória Legislativa de Vinhedo (Memvi)
Início das visitas: Janeiro de 2024
Local: Prédio da Câmara dos Vereadores de Vinhedo
Visitas agendadas: Terças, quartas, quintas e sextas-feiras
Horários: Das 9h às 11h e das 14h às 16h
Contato e agendamento: Disponível no site oficial da Câmara dos Vereadores de Vinhedo
Pessoas que possuírem arquivos históricos, vídeos ou fotografias e tiverem o desejo de compartilhar estes registros com a comunidade poderão ceder para a Câmara, que, após criteriosa análise, poderá digitalizar o conteúdo e disponibilizar no espaço.