Uma bolsa de sangue pode ajudar até 4 pessoas
Foto: Pedro H. A. Lopes
Uma bolsa de sangue pode ajudar até 4 pessoas

A campanha de doação de sangue Vinhedo Sangue Bom reuniu 103 candidatos e resultou na coleta de 85 bolsas de sangue em evento realizado no último dia 13 de dezembro, na sede da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias , no Centro de Vinhedo . Com o tema “Nesse Natal você pode presentear até quatro pessoas doando a vida”, a ação destacou a importância do reforço nos estoques de sangue em um período de alta demanda. Com essas bolsas será possível salvar e impactar 340 vidas.

Entre os participantes, 28 foram doadores de primeira vez, e a campanha também cadastrou 11 novos doadores de medula óssea. Apesar do sucesso, 17 candidatos foram considerados inaptos e houve uma desistência.

O evento, promovido em parceria com o Hemocentro da Unicamp, Lions International de Vinhedo e diversas empresas e entidades da região, buscou não apenas aumentar a disponibilidade de sangue, mas também promover conscientização sobre a saúde. Os participantes tiveram acesso a um teste gratuito de diabetes durante a campanha.

Além de salvar vidas, cada bolsa de sangue doada pode beneficiar até quatro pessoas. A solidariedade da população foi essencial para alcançarmos esse resultado”, destacou um representante do Hemocentro da Unicamp.

A campanha contou com o apoio de empresas e instituições como Drogarias Maestra, Ophicinales, Madeireira Aruanã, Bricktown & Sitah, Comercial Ruzalem, Supermercado Infanger, TagOut, Infinity Construções, Santa Casa de Valinhos e Prefeitura de Vinhedo.


Requisitos e cuidados para doação

Os organizadores reforçam que a doação de sangue é um procedimento seguro, realizado com materiais descartáveis. Para doar, é necessário:

Estar alimentado (evitando alimentos gordurosos nas três horas anteriores);
Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;
Estar em boas condições de saúde e pesar acima de 50 kg;
Ter entre 18 e 69 anos (a partir de 16 anos com autorização dos responsáveis);
Pessoas entre 60 e 69 anos só podem doar se já o tiverem feito antes dos 60.
Homens podem doar até quatro vezes ao ano e mulheres até três, respeitando os intervalos de dois e três meses, respectivamente, entre as doações.

A organização também lembra que doadores com sintomas gripais ou febre devem adiar a doação para garantir a segurança do processo.

Com o saldo positivo da campanha, a expectativa é de que novas edições continuem mobilizando a solidariedade da população e garantindo o abastecimento necessário para salvar vidas.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!