Vinhedo alcançou um feito inédito ao ser reconhecida com o certificado grau Ouro no Programa Município Resiliente do governo estadual , liderando o ranking entre os 645 municípios de São Paulo. Com uma pontuação de 95,5, o anúncio oficial foi realizado nesta quarta-feira (4), em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, organizada pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil de São Paulo.
Além de Vinhedo, São José do Rio Preto também recebeu a certificação Ouro. Sorocaba conquistou a prata e Campinas ficou com o bronze. O programa avalia anualmente a eficiência dos municípios na gestão de riscos e desastres, considerando critérios de sustentabilidade e ações preventivas.
No ranking anterior, Vinhedo havia ficado com a prata. Desta vez, a cidade se destacou pelos investimentos em obras emergenciais, infraestrutura sustentável e preservação ambiental. Entre as iniciativas, estão a construção de novas represas e reservatórios, recuperação de nascentes e 13 obras emergenciais espalhadas pelo município para mitigar desastres naturais.
Além disso, Vinhedo executou reformas e manutenções em escolas e unidades de saúde, alinhadas ao Programa Escola e Hospitais Seguros, uma iniciativa da ONU em parceria com o governo estadual.
Sobre o Programa Município Resiliente
O Programa Município Resiliente é pioneiro no Brasil em avaliar a gestão municipal de riscos e desastres. A análise utiliza o Índice de Avaliação de Gestão de Risco de Desastre (IAGRD), que é composto por três indicadores: o Indicador Geral de Gestão (IGG), o Indicador de Compromisso com a Resiliência (ICR) e o Indicador de Compromisso com o Desenvolvimento Sustentável (ICDS). A fórmula final é expressa como IAGRD = IGG + ICR + ICDS.
A iniciativa busca fomentar boas práticas administrativas e oferecer subsídios para que as cidades aprimorem suas estratégias de prevenção, enfrentamento e redução de impactos de desastres naturais.