A Guarda Civil Municipal (GCM) de Vinhedo iniciou os testes do sistema Irisity , tecnologia avançada baseada em inteligência artificial (IA) que será usada para aprimorar a segurança pública no município. Desenvolvido para monitoramento forense, o sistema utiliza algoritmos para identificar comportamentos, veículos e indivíduos suspeitos com alta precisão.
Entre as funcionalidades, o Irisity destaca-se por analisar padrões de movimentação e identificar características detalhadas, como a cor e o modelo de veículos, trajes e até traços comportamentais e étnicos. Segundo a GCM, o objetivo é otimizar a vigilância e a resposta a possíveis crimes, garantindo maior eficiência na proteção da população.
"O sistema permite rastrear indivíduos e situações com base em descrições específicas, o que potencializa o trabalho de monitoramento e prevenção de delitos", informou a GCM.
Novo sistema será utilizado na Festa da Uva 2025
Se os testes forem bem-sucedidos, o Irisity será utilizado durante a Festa da Uva de 2025 para prevenir pequenos delitos e, futuramente, integrado permanentemente às operações do Centro de Operações Integradas (COI), ampliando a capacidade de vigilância no município.