Santa Casa apoia campanhas Novembro Azul e Novembro Roxo

Iniciativas reforçam a importância da prevenção ao câncer de próstata e aos cuidados com a prematuridade

Novembro Roxo reforça a importância dos cuidados com os recém-nascidos prematuros
Foto: Imagem: Reprodução/ Divulgação
Novembro Roxo reforça a importância dos cuidados com os recém-nascidos prematuros

A Santa Casa de Vinhedo aderiu às campanhas Novembro Azul e Novembro Roxo, que destacam, respectivamente, a prevenção ao câncer de próstata e os cuidados necessários com recém-nascidos prematuros. Ambas as causas reforçam o caráter preventivo como chave para salvar vidas.

Dr. Adriano e equipe de enfermagem
Foto: Foto: Santa Casa de Vinhedo/ Divulgação
Dr. Adriano e equipe de enfermagem

No contexto do Novembro Roxo, Dr. Adriano Chitacumula, coordenador de Ginecologia e Obstetrícia do hospital, destacou que a prematuridade está associada a fatores como gravidez em adolescentes ou mulheres acima de 35 anos, uso de tabaco ou drogas, hipertensão, diabetes e infecções não tratadas. Segundo ele, a conscientização da gestante e do pai é essencial para reduzir os riscos.

Malefícios do cigarro na gravidez

"O cigarro, por exemplo, pode causar rompimento da bolsa e retardo de formação do bebê dentro do útero. É fundamental que a mulher aceite a gravidez e realize todo o acompanhamento pré-natal", explicou Dr. Adriano.


Dados do Ministério da Saúde mostram que, no Brasil, nascem anualmente cerca de 340 mil bebês prematuros, uma das principais causas de mortes neonatais. "Quando esse bebê nasce precocemente, seu corpo não está totalmente formado para encarar a vida fora do útero", completou o médico.

Sobre as campanhas, o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini, afirmou: "Apoiamos toda e qualquer iniciativa focada na prevenção e na conscientização."