Santa Casa de Vinhedo emite Cartão Nacional de Saúde para recém-nascidos

Documento é entregue no momento da alta hospitalar, facilitando os primeiros cuidados com o bebê.

Cartão Nacional de Saúde para recém-nascidos  é entregue no momento da alta hospitalar
Foto: Foto: Reprodução/ Divulgação
Cartão Nacional de Saúde para recém-nascidos é entregue no momento da alta hospitalar

Os bebês que nascem na Santa Casa de Vinhedo agora recebem alta hospitalar acompanhados do Cartão Nacional de Saúde (CNS). O documento oficial, emitido pelo Ministério da Saúde, é entregue diretamente aos pais, dispensando o deslocamento à Secretaria Municipal para obtê-lo. O serviço, no entanto, é exclusivo para nascidos na Santa Casa; crianças que vêm ao mundo em outras instituições devem ter o CNS solicitado na Secretaria de Saúde de sua cidade.

O CNS é essencial para que o sistema de saúde armazene informações sobre a criança, como vacinas tomadas, consultas e exames realizados. “Estamos oferecendo um serviço fundamental para o bem-estar do bebê e mais praticidade aos pais, que com o cartão em mãos poderão ter facilitados os cuidados do seu filho nos primeiros dias de vida, incluindo a aplicação da primeira dose da vacina contra a hepatite B”, explicou Tayná Montesino, coordenadora de Enfermagem Materno-Infantil da Santa Casa.

Certidão de Nascimento

Além disso, o hospital já emitia a certidão de nascimento no momento da alta, reforçando seu compromisso com um atendimento integral. “Há algum tempo estamos possibilitando aos pais que, quando a criança recebe alta, já podem sair da instituição com a certidão de nascimento do bebê em mãos. Agora, disponibilizamos também o Cartão Nacional de Saúde. É mais um benefício que reforça a nossa filosofia de atendimento completo e humanizado aos pacientes”, completou o Provedor da Santa Casa, Julliano Gasparini.


A entrega do CNS fortalece os esforços do hospital para oferecer um cuidado inicial completo, promovendo mais agilidade e conforto às famílias nos primeiros dias de vida do recém-nascido.