Vinhedo se destaca como 4ª cidade mais sustentável da RMC

Município obtém pontuação de 60,17 no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) 2024

Índice nacional coloca Vinhedo na 4ª posição como cidade mais sustentável da RMC
Foto: Foto: Eliel Rezende/ Prefeitura de Vinhedo
Índice nacional coloca Vinhedo na 4ª posição como cidade mais sustentável da RMC

Vinhedo ocupa a quarta posição na Região Metropolitana de Campinas ( RMC ) no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades (IDSC) 2024 . Divulgado pelo Instituto Cidades Sustentáveis nesta semana, o levantamento avalia o desempenho de 5.570 municípios brasileiros no cumprimento dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O município obteve pontuação geral de 60,17, classificando-se como de “alto nível de desenvolvimento” e ficando atrás apenas de Jaguariúna, Morungaba e Pedreira na RMC. No ranking nacional, Vinhedo alcançou a 89ª posição.

Entre os 17 ODS avaliados, a cidade destacou-se em nove: Energia Acessível e Limpa, Ações Climáticas, Água Potável e Saneamento e Vida na Água receberam avaliação de “Muito Alto”. Já Saúde e Bem-Estar, Educação de Qualidade, Trabalho e Crescimento Econômico, Cidades e Comunidades Sustentáveis e Produção e Consumo Sustentáveis foram classificadas como de “Alto” desenvolvimento.

Metodologia do IDSC-BR?

A metodologia do IDSC-BR se baseia em 100 indicadores, que atribuem uma pontuação que varia de 0 a 100. Essa pontuação reflete o quão próximo cada município está de atingir os objetivos propostos, permitindo análises detalhadas por ODS e comparações entre diferentes localidades, como municípios, estados e regiões metropolitanas.

As cidades que obtêm pontuações acima de 80 são categorizadas como tendo desenvolvimento "muito alto", enquanto aquelas com pontuações entre 60 e 79,99 são classificadas como "alto". Essa classificação é fundamental para identificar avanços e desafios locais, além de orientar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável.


O IDSC-BR também desempenha um papel importante na elaboração do Relatório Voluntário Local (RVL), uma iniciativa da ONU que visa promover a transparência, a troca de experiências e o fortalecimento das políticas públicas relacionadas aos ODS. O Brasil se destaca como o único país que monitora todos os seus municípios em relação à Agenda 2030 através de um índice abrangente e acessível ao público.

Para mais informações, é possível consultar o site oficial do IDSC-BR: idsc.cidadessustentaveis.org.br .