Santa Casa de Vinhedo recebe máquina que automatiza e moderniza o embalo de medicamentos

Equipamento doado pelo Rotary Club aumenta eficiência e segurança no preparo de remédios para pacientes internados

Máquina separa, embala e classifica remédios para pacientes internados
Foto: Foto: Santa Casa de Vinhedo/ Divulgação
Máquina separa, embala e classifica remédios para pacientes internados

A Santa Casa de Vinhedo receberá nesta terça-feira, 22, às 15h30, da Opus Nina, a doação de uma máquina moderna de unitarização de medicamentos que separa, embala e classifica remédios para pacientes internados. Fabricado pela empresa Opuspac, de Louveira, o equipamento foi doado pelo Rotary Club de Vinhedo e permitirá à farmácia do hospital preparar até 5 mil medicamentos por dia, minimizando o risco de erros na destinação dos remédios.

A tecnologia reduz significativamente o tempo e o esforço no processo de unitarização. Antes, três colaboradores demoravam cerca de três horas para realizar o trabalho; com a máquina, um único técnico pode completar a tarefa em apenas uma hora. Cada embalagem preparada inclui informações como número de lote, validade, QR Code do medicamento e nome do farmacêutico responsável.

Doação com impacto

Sentados, o Provedor Julliano Gasparini e o empresário Victor Basso; em pé, Dr. Omar Abbas, advogada Dra. Beatriz Cavalli, Rodrigo Paschoal e Rosiane Ampudia
Foto: Foto: Santa Casa de Vinhedo/ Divulgação
Sentados, o Provedor Julliano Gasparini e o empresário Victor Basso; em pé, Dr. Omar Abbas, advogada Dra. Beatriz Cavalli, Rodrigo Paschoal e Rosiane Ampudia

O empresário Victor Basso, sócio da Opuspac e membro do Rotary Club, esteve na Santa Casa durante a semana e foi recebido pelo provedor do hospital, Julliano Gasparini, pela advogada Beatriz Cavalli, pelo geriatra Dr. Omar Abbas, pela gerente de enfermagem Rosiane Ampudia e pelo gerente de suprimentos Rodrigo Paschoal. Durante a visita, Basso doou à instituição três livros de sua autoria, abordando temas como segurança do paciente e práticas inspiradas no sistema de eficiência japonês conhecido como Lean.

“O Rotary quis reconhecer o atendimento exemplar que a Santa Casa prestou ao nosso amigo Carlos Roberto Pallaro. Também recebemos inúmeros relatos da comunidade elogiando a assistência oferecida pelo hospital”, afirmou Basso.

Para o provedor Julliano Gasparini, a doação reforça o compromisso da Santa Casa com a qualidade no atendimento. “Este equipamento nos orgulha e fortalece nossa missão. Com o apoio do prefeito Dr. Dario Pacheco, vamos continuar avançando para oferecer o melhor à população da nossa região”, destacou.


Tecnologia a serviço da saúde

A Opus Nina não apenas moderniza o preparo dos medicamentos, como também eleva os padrões de segurança na administração aos pacientes, contribuindo para evitar erros e otimizando os recursos da farmácia hospitalar.

A doação reflete o fortalecimento das parcerias entre a iniciativa privada, entidades filantrópicas e o poder público, com benefícios diretos à população de Vinhedo e região.