Adutora do Rio Capivari entra na reta final e amplia abastecimento em Vinhedo

Obra aumenta em 50% a oferta de água e reforça a segurança hídrica da cidade para atender à demanda crescente

Obra amplia a capacidade de captação de 400 para 600 mil litros por hora
Foto: Foto: Sanebavi/ Divulgação
Obra amplia a capacidade de captação de 400 para 600 mil litros por hora

As obras da nova adutora do Rio Capivari , em Vinhedo , estão na fase final , com a interligação da rede concluída e a instalação de uma bomba de alta capacidade já em andamento. Testes operacionais também começaram e devem assegurar o pleno funcionamento do sistema nos próximos meses.

A nova estrutura representa um salto no abastecimento da cidade, ampliando a capacidade de captação de 400 mil litros para 600 mil litros por hora — um aumento de 50%. Isso significa 200 mil litros a mais por hora, ou 56 litros por segundo, destinados ao abastecimento da população. Essa melhoria é resultado da inclusão de uma bomba mais potente, que moderniza e torna o sistema mais eficiente.

Com cerca de 2 mil metros de extensão, a adutora foi projetada para transportar água do ponto de captação no Rio Capivari até a Estação de Tratamento de Água (ETA 3), no Condomínio São Joaquim. A ETA 3, que deve entrar em operação no início de 2025, é considerada um marco para o sistema de abastecimento de Vinhedo, aumentando a capacidade de tratamento e distribuição.

Além de atender à crescente demanda por água, a nova adutora traz maior resiliência ao sistema de abastecimento, garantindo segurança hídrica mesmo em períodos de estiagem. A obra faz parte de um conjunto de ações voltadas à modernização da infraestrutura hídrica, fundamental para sustentar o desenvolvimento do município.


Segurança hídrica e período de escassez

O objetivo dessa obra é fazer com que Vinhedo esteja mais bem preparada para enfrentar desafios como períodos de escassez hídrica, assegurando um fornecimento contínuo e confiável para a população e para os setores produtivos.

De acordo com a Sanebavi, “a conclusão da adutora representa mais um passo na busca pela eficiência e sustentabilidade do sistema hídrico local, com impacto positivo direto na qualidade de vida dos moradores e na preservação dos recursos naturais da região”.