O Centro de Educação Profissional de Vinhedo ( Ceprovi ) abrigará a partir de 2025 a Escola Técnica Estadual ( ETEC ), do Centro Paula Souza , com oferta de 40 vagas para o Ensino Médio integrado ao Técnico em Administração. A novidade foi apresentada na quarta-feira (6), durante um encontro no Distrito Industrial, em Vinhedo , reunindo Prefeitura, empresários e autoridades locais, no auditório da empresa Iscar do Brasil.
O evento discutiu planos e estratégias para fortalecer a indústria local e gerar empregos para os jovens. O prefeito de Vinhedo, Dr. Dario Pacheco, disse que “Nossa proposta é oferecer uma gama maior de cursos, fortalecendo a indústria e gerando oportunidades de capacitação e empregabilidade para os nossos jovens”.
Segundo Fabiana Moraes, diretora da ETEC Benedito Storani — unidade de Jundiaí à qual Vinhedo ainda está vinculada —, a integração com a indústria ajuda a identificar a demanda por profissionais. “Em Jundiaí, onde temos um polo da ETEC, oferecemos cursos de agropecuária, produção alimentícia, gastronomia e química, todos voltados ao setor produtivo local”, explicou. Em Vinhedo, a Prefeitura e o Centro Paula Souza planejam ouvir os empresários para que os cursos reflitam as necessidades do mercado de trabalho local.
Incrições para o novo curso
Atualmente, o Centro Paula Souza mantém uma sala descentralizada na EM “André Franco Montoro”, onde 40 alunos cursam Técnico em Administração. Em 2025, esses alunos serão transferidos para o Ceprovi, com transporte gratuito da Prefeitura para a conclusão do curso no primeiro semestre. As novas vagas para o Ensino Médio Técnico em Administração serão no período noturno, com duração de três anos e inscrição pelo site www.vestibulinhoetec.com.br .