Gatos resgatados por protetora independente aguardam adoção
Foto: Pedro H. A. Lopes
Gatos resgatados por protetora independente aguardam adoção

Vinhedo , com cerca de 85 mil habitantes, é conhecida por sua qualidade de vida , com boa segurança, educação e serviços de saúde. Está classificada em 25º lugar entre as cidades de médio porte no Ranking Melhores Cidades do Brasil 2022, se destaca por ter 6º maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Estado de São Paulo, é famosa por sua produção de vinho, gastronomia e eventos culturais.

Além disso, se notabiliza pelo engajamento de seus cidadãos na causa animal. A cidade possui uma grande quantidade de protetores de animais que doam suas vidas pela vida dos bichos. De acordo com o site “Meu Pet Amoroso”, em que ONGs, protetores de animais ou pessoas comuns podem divulgar cães e gatos para adoção, existem diversas ONG’s e  na cidade, um exemplo de cuidador independente é Marlene Quaiatti.

Cães resgatados por protetora independente convivem em harmonia com gatos
Foto: Pedro H. A. Lopes
Cães resgatados por protetora independente convivem em harmonia com gatos

Marlene abriu as portas de sua casa para o portal iG Vinhedo e contou sua trajetória, os desafios e os prazeres de realizar esse trabalho com os animais. Mesmo sendo independente, ela faz parte do Combea (Conselho de Bem- Estar Animal), vinculados à prefeitura de Vinhedo.

O cuidado que ela tem com os bichos e o amor envolvido é percebido logo. Cada um tem seu nome e atende a protetora instantaneamente ao serem chamados. Ela iniciou esse trabalho em 2008, mas foi em 2014, ano em que dava auxílio em feiras de doações que se transformou em algo sério. “Atualmente, entre cães e gatos eu tenho quase 100 animais, mas meu foco são os gatos, que por terem um temperamento diferente dos cachorros, as pessoas acabam não gostando tanto e precisam de um cuidado maior”.

Gatil possui cercas e telas para evitar fuga de animais
Foto: Pedro H. A. Lopes
Gatil possui cercas e telas para evitar fuga de animais

Além dos animais resgatados que são levados para o gatil construído na casa da protetora independente, ela também cuida de 23 colônias de gatos espalhadas pela cidade. Essas colônias são locais em que os bichanos vivem e que em alguns casos não é possível fazer o resgate devido ao comportamento dos animais. “Temos mais de 85 gatos vivendo em colônias, muitos utilizam os bueiros da cidade como morada”. Segundo Marlene, são cerca de 350 quilos de ração de gato por mês.


O principal objetivo de Marlene é buscar um lar para cada animal resgatado, “eu só permito a adoção quando tenho certeza de que o gato será bem cuidado, caso contrário, não deixo sair daqui da casa”. Todos os animais que Marlene resgata são levados para castração de modo que quando são levados para feiras de adoação, os novos tutores recebem um animal saudável e prontamente esterilizado.

“Hoje nós temos a UBS (Unidade Básica de Saúde) Bem- Estar Animal, que através de uma parceria conseguimos realizar esse trabalho e evitar que os animais procriem e o número de abandono aumente na cidade. O problema era maior, mas com o trabalho desenvolvido junto ao Combea e a UBS, está reduzindo a quantidade de abandonos”. Quem tiver interesse em ajudar pode entrar em contato pelo perfil no Instagram resgatinhos.vinhedo.

UBS Bem- Estar Animal

A cidade também conta com a UBS Bem-Estar Animal, inaugurada em abril de 2023, que oferece atendimentos veterinários gratuitos, como emergências, castrações e microchipagem, beneficiando principalmente a população de baixa renda. A unidade funciona de segunda a sexta-feira, sendo que a castração é um dos pilares do combate ao abandono animal na cidade.

UBS oferece atendimento de urgência, castração e microchipagem
Foto: Pedro H. A.Lopes
UBS oferece atendimento de urgência, castração e microchipagem

A UBS está localizada na Rua do Café, 45, bairro Capela. Sete pessoas são responsáveis pelo trabalho: 1 diretor, 1 gerente, 2 médicos veterinários, 1 administrativo, 1 recepcionista e 1 estagiário. O local possui seis salas, incluindo consultórios, centro cirúrgico e farmácia. De acordo com a veterinária Jeanette Trigo Nasser “nós fazemos o primeiro atendimento para tirar o animal da emergência, fazemos como se fosse um pronto socorro, sempre buscando a estabilização do animal”.

Sala de cirurgia da UBS Bem- Estar Animal
Foto: Pedro H. A. Lopes
Sala de cirurgia da UBS Bem- Estar Animal

Para ser atendido na UBS é preciso que alguns critérios sejam atendidos, entre eles: ser morador de Vinhedo, apresentar folha resumo do Cadastro Único de modo que comprove renda per capita de até um salário-mínimo (R$ 1.412,00) e Cartão Cidadão atualizado e documento com foto. Com relação à microchipagem dos animais não há restrição, é necessário apenas ser morador de Vinhedo.

De acordo com a médica veterinária, existe um acordo entre a unidade de saúde e os protetores independentes: “Fizemos de uma maneira em que cada um tenha um dia da semana específico para trazerem os animais. A demanda depende da quantidade de animais que são capturados nas gateiras”, alerta Jeanette.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!