O tempo seco pode realmente agravar questões de saúde , especialmente para os idosos e aqueles com problemas respiratórios. As dicas fornecidas pelo Dr. Omar Abbas, geriatra e clínico geral da Santa Casa de Vinhedo , são práticas e focadas no bem-estar e na prevenção de complicações.
Não somente os idosos, mas como pessoas de todas as idades devem manter uma hidratação adequada e dormir em local arejado. A umidificação dos ambientes também reduz a chance da manifestação de problemas respiratórios, como asma e rinite.
A hidratação adequada, tanto interna quanto externa, através do uso de cremes e umidificadores, é fundamental para manter a saúde em condições de baixa umidade. Além disso, evitar banhos quentes e cuidar da exposição ao sol com horários adequados, passeios ao ar livre devem ser feitos antes das 10h e após as 16h, com a pessoa usando chapéu ou boné e a utilização de protetor solar são medidas preventivas importantes. “Deve-se levar sempre uma garrafa de água nas caminhadas e outras atividades físicas. Idosos têm que passar protetor solar. Medidas simples como essas podem minimizar desconfortos e prevenir complicações”, enfatiza o médico.
Alimentação saudável e acompanhamento da família
O reforço da importância de manter acompanhamento familiar próximo, evitar a automedicação e manter uma dieta rica em frutas, verduras e legumes mostra um cuidado integral com a saúde dos idosos, não apenas no contexto do tempo seco, mas também como um alerta para a manutenção de hábitos saudáveis. “É sempre bom que um membro da família esteja junto ou por perto, pronto para socorrer o parente mais velho se for necessário”, alerta dr. Omar.
O fato de a Santa Casa de Vinhedo estar disponível para auxiliar em eventuais agravamentos também traz um alívio para as famílias, já que, em situações de emergência, o suporte especializado é essencial.