Uma nova frente fria se desloca em direção à região central do país nesta semana e pode provocar chuva preta no interior de São Paulo . De acordo com informações do Climatempo, esse sistema pode trazer um alívio temporário para algumas áreas afetadas pelo calor extremo e fumaça densa causada pela grande quantidade de queimadas que tomaram conta do Brasil, entretanto não será capaz de dissipar completamente o bloqueio atmosférico responsável pela onda de calor.
O avanço deve começar na sexta-feira, 13 de setembro, trazendo chuva para o Sul, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Paraná, Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul serão os estados mais afetados. Na região sudeste, a chegada dessa frente favorecerá na redução do calor extremo, com ênfase em São Paulo, Rio De Janeiro e sul de Minas Gerais, onde as temperaturas devem ficar mais amenas, mas, após a esse alívio, o calorão deve retornar.
Qualidade do ar vai melhorar?
O avanço da frente fria ajudará a limpar a atmosfera no Sul do país, o que redirecionará e concentrará a fumaça nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. Na segunda-feira, 9 de setembro, a NASA divulgou imagens que foram capturadas a aproximadamente 1,6 mil quilômetros de distância da Terra.
Através dessas imagens é possível ter uma dimensão das consequências dos incêndios. Uma densa cortina de fumaça sobre a Amazônia e o Pantanal, com destaque para uma espécie de corredor de fumaça formado com o auxílio da Cordilheira dos Andes, que age como uma barreira natural.
Chuva preta no interior de São Paulo
Devido aos incêndios, que desde o final de agosto atingem diversas regiões do país, entre elas a sudeste, os meteorologistas emitiram um alerta sobre a possibilidade de um fenômeno conhecido como chuva preta que pode atingir o interior de São Paulo. Ele ocorre quando a fuligem das queimadas se mistura às gotas de chuva, resultando em precipitações carregadas de partículas escuras.